VIOLÃO RESTAURADO DE CATULO DA PAIXÃO CEARENSE EM EXPOSIÇÃO NO MIS RJ
- 16/10/2024
Um ditado popular, “O bom filho à casa torna”, exemplifica o retorno do violão de Catulo da Paixão Cearense ao seu habitat de origem, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, após um ano sendo restaurado pelo luthier Davi Lopes. O acontecimento foi na sexta-feira passada, 11 de outubro, com transmissão ao vivo pela Web Rádio MIS RJ.
Para o presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro, essa data ficará para sempre registrada na memória dos servidores que acompanharam o evento e também no acervo da instituição como um marco inicial importante do projeto Padrinho Musical – “A sua ação é um estímulo para toda a sociedade para que outros padrinhos musicais abracem essa causa tão relevante, que através das suas mãos e habilidade restaurou o violão do mestre Catulo. Hoje estamos devolvendo para a sociedade um instrumento de valor inestimável, completamente ressignificado, já que parte das madeiras utilizadas por você vieram do incêndio do Museu Nacional, muito obrigado Davi”.
Para o luthier Davi Lopes, que veio acompanhado da filha Laura, social media do Espaço Cultural Amar, estar no MIS RJ para a devolução do instrumento musical que pertenceu a um dos maiores compositores do século XX, é também muito gratificante - “Eu que agradeço a oportunidade porque isso é história. A história é importante pra todo mundo mais ainda pra mim que eu amo. E essas coisas materiais, esses objetos te conectam com um passado cheio de história, foram usados e agora ganham uma sobrevida E quero dizer mais, que o meu Ateliê está de portas abertas para o que vocês precisarem porque a gente faz parte dessa história toda”.
Foram quase doze meses de dedicação do luthier para que o violão de Catulo da Paixão Cearense voltasse ao status de novo. E cada detalhe do restauro era explicado por Davi Lopes com uma alegria e contentamento muito grande. Como ele gosta de dizer, esse trabalho ressignifica o instrumento musical porque dá um um novo sentido para a sua existência, já que renasce das cinzas pela utilização de madeiras remanescentes do incêndio do Museu Nacional. A parceria do MIS RJ com o Espaço Cultural Amar – Artes Musicais Ateliê e Ressignificação, de Davi Lopes, é como uma corrente com elos de história, memória, música, preservação e arte!
Desde que aderiu a campanha sem fins lucrativos, iniciada pelo museu em outubro de 2023, um novo capítulo começou a ser escrito pelo luthier, o da preservação do legado musical do Brasil para as futuras gerações, através do violão de Catulo da Paixão Cearense. Um acontecimento positivo como esse mereceu destaque no Jornal Bom dia ALERJ, veiculado hoje (16), na programação da TV ALERJ - Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.
Caro leitor e ouvinte da Web Rádio MIS RJ, para apreciar o instrumento musical restaurado é simples, basta visitar o museu, sede Lapa, na rua Visconde de Maranguape, nº15, de segunda a sexta, das 10h às 17h. A entrada é gratuita e além do violão de Catulo da Paixão Cearense, há também discos, fotos e caricaturas do poeta e um dos maiores compositores do século XX, autor de “Luar do Sertão”, um clássico do nosso cancioneiro, consagrada popularmente como um segundo Hino Nacional.
Publicado em 16/10/2024 por Márcia Benazzi









