MIS RJ PRESTA HOMENAGEM AO ACADÊMICO ANTÔNIO CÍCERO

  • 23/10/2024

MIS RJ PRESTA HOMENAGEM AO ACADÊMICO ANTÔNIO CÍCERO

Em agosto de 2017, a cadeira 27 da Academia Brasileira de Letras recebia o poeta, crítico literário, compositor e filósofo Antonio Cícero, nome por trás de várias das músicas aclamadas da MPB. O percurso até se tornar um imortal da ABL foi marcado por poesias que compunham livros e músicas, e hoje a memória de grandes obras de Antonio Cícero é preservada no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro.

“O MIS RJ salvaguarda a Cultura Brasileira produzida por grandes pensadores da nossa identidade nacional, dentre eles, Antônio Cícero, imortal Acadêmico e um dos maiores poetas do país. São centenas de itens salvaguardados na nossa instituição, em que destaco o seu “Depoimento para a Posteridade” gravado em 2017, quando contou a sua trajetória pessoal e profissional e esteve acompanhado pelos amigos Caetano Veloso, Antonio Carlos Secchin, Eucanaã Ferraz e Luciano Figueiredo”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

Em seu "Depoimento para a Posteridade”, Cícero compartilhou sua trajetória literária e musical. A literatura acompanhou a vida do poeta desde de jovem, mas suas letras só começaram a se destacar nos anos 1970, quando firmou a parceria na música com sua irmã, Marina Lima. Depois disso, suas composições já apareciam nas vozes de artistas como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Adriana Calcanhotto, Lulu Santos e muitos outros.

Da formação de uma dupla com Marina Lima, foram criadas obras como "Fullgás", “À Francesa” e “Virgem”, que até hoje fazem parte do repertório da MPB e que integram o acervo sonoro do MIS RJ. Neste setor, são cerca de 105 itens que levam o nome de Antonio Cícero e demonstra sua genialidade como compositor.

Em um momento como este, após a perda inestimável de Antonio Cícero nesta quarta-feira (23/10), o MIS RJ resgata sua obra para celebrar sua influência sobre a cultura brasileira.

Para conhecer mais sobre o legado de Antonio Cícero no acervo do MIS RJ, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), pode ser acessado mediante agendamento de visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin, pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br.

Publicado em 23/10/2024 por Mariana Cigolo


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento