MIS RJ PARTICIPA NO CEARÁ DO II FÓRUM BRASILEIRO DE MUSEUS DA IMAGEM E DO SOM
- 21/11/2024
Começou hoje (21), em Fortaleza, o II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som. Representando o MIS RJ, a diretora técnica operacional, Úrsula Resende. O evento, de 21 a 23 de novembro, acontece na sede do MIS Ceará e terá em sua programação diversas mesas e painéis que abordarão estratégias e desafios na gestão dos Museus da Imagem e do Som do país.
“É muito importante a participação do MIS RJ neste fórum. Primeiro, pela importância histórica, fomos pioneiros quando em 3 de setembro de 1965, o então Governador Carlos Lacerda com uma visão de futuro extraordinária inaugurou o primeiro MIS do Brasil, na antiga Guanabara, o Museu da Imagem e do Som. Na sequência, pela gestão inovadora de Ricardo Cravo Albin ao criar em 1966 os Depoimentos para a Posteridade, com gravações sobre a vida e a obra de grandes personalidades da Cultura Brasileira, como Pixinguinha, Donga, João da Baiana, Chico Buarque, Vinícius de Morais, Tom Jobim, que projetou o museu nacionalmente como o primeiro museu audiovisual do país, e que seria seguido por outras capitais e cidades. Nestes 59 anos de existência continuamos ampliando a capacidade museológica da instituição, com aproximadamente um milhão de itens distribuídos por diversos setores, reafirmando o compromisso de ser uma instituição referência para a academia, capaz de dialogar com os desafios do presente e antecipar as demandas do futuro”, afirma o presidente Cesar Miranda Ribeiro.
Esse diálogo citado pelo presidente Cesar nos conecta com um projeto que será lançado nos próximos meses pelo MIS RJ sobre o futuro da Inteligência Artificial (IA) no setor museológico, convidando os setores de IA das grandes universidades do país a participarem de um debate colaborativo e visionário. A iniciativa tem como objetivo explorar como a IA pode ampliar as capacidades institucionais, incrementar processos de catalogação, preservação e pesquisa, ao mesmo tempo oferecer novos caminhos para a acessibilidade e a interação com o público.
Na cerimônia de abertura do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som estiveram presentes autoridades como a Secretária da Cultura do Ceará, Luisa Cela; a diretora de projetos da Funarte, Laís Almeida; a coordenadora de Patrimônio Cultural e Memória da Secretaria da Cultura do Ceará, Jéssica Ohara; o diretor-presidente do Instituto Mirante, Tiago Santana; e o diretor do MIS Ceará, Silas de Paula.
O primeiro painel do dia, “Estratégias e Desafios na Gestão de Museus da Imagem e do Som”, apresentado pela vice-presidente do Conselho da Associação Brasileira das Organizações Sociais de Cultura (ABRAOSC), Elizabeth Ponte, tratou das abordagens inovadoras e os obstáculos enfrentados pelos gestores para promover a eficiência, a sustentabilidade e o impacto cultural desses espaços, visando a adaptação às mudanças e o engajamento do público.
A primeira mesa debateu sobre a “Preservação Digital e o Futuro da Memória Cultural”, com a participação de especialistas em preservação digital, curadores e historiadores que discutiram desafios e soluções para a preservação digital. A segunda mesa com a temática “Transformação Digital em Museus: o impacto das novas mídias e tecnologias nos museus”, analisou como a integração de novas tecnologias e mídias digitais está reformulando a forma como os museus operam, engajam o público e preservam o patrimônio cultural.
Através da Web Rádio MIS RJ, o leitor fica por dentro do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, que acontece em Fortaleza, no Ceará, até o dia 23 de novembro de 2024.
Publicado em 21/11/2024 por Márcia Benazzi








