O RESTAURO DE UMA TV DO SÉCULO PASSADO! UM MERGULHO NO TEMPO EM EXPOSIÇÃO NO MIS RJ!
- 10/12/2024
O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, criado em 1965 para ser inovador, pioneiro, diferente e, principalmente, conectado com o futuro, guarda em seu acervo milhares de itens que remontam décadas e mais décadas de muita produção cultural em todos os setores, do cinema ao teatro, das artes plásticas ao futebol, da música popular à erudita, do rádio à televisão! São fotos, discos, fitas, textos, documentos, filmes, peças de teatro, programas de auditório, partituras, histórias orais genuinamente originais e claro, muitos itens tridimensionais como instrumentos musicais, peças de vestuário, rádios, vitrolas, microfones, gravadores de rolo e de fita K7, projetores de filmes e TVs, muitas TVs! Uma, em especial, com pés tipo palito, tendência de sucesso do design dos anos 50 e 60, marca Philips, estará de volta, em breve, ao ambiente expositivo do MIS RJ!
"Quando assumi a gestão do MIS RJ em 2021, muitos itens, emblemáticos para a cultura brasileira se encontravam na reserva técnica necessitando de restauro, para que pudessem novamente ser compartilhados com o público. Desde então, trabalhamos com esse objetivo, de proporcionar ao visitante do museu uma experiência diferente daquilo que é a sua realidade atual, tecnologia, inovação, aparelhos sofisticados. Mas, como chegamos até aqui? Como era o telefone antes do smartphone, como se ouvia música sem ser pelo Spotify , e as TVs antes de serem led full hd, como eram? É o que o MIS revela em cada peça exposta na sede Lapa: a origem, a evolução antes do século XXI. Muitos jovens e crianças ficam encantados quando descobrem que todos estes equipamentos fizeram parte da vida dos seus familiares por muito tempo. Por isso preservamos todos estes itens com muito carinho e compartilhamos com as novas gerações essas experiências únicas", afirmou o presidente Cesar Miranda Ribeiro.
Antes de ser colocada à disposição do público, a TV Philips passou por pequenas intervenções e ajustes, como a substituição da lâmina de revestimento do topo e a colocação de um dos pés. Com pequenas ações na área de marcenaria foi possível devolver a capacidade autoportante do aparelho, assim como a sua estética, preservando as características originais e históricas, a sua integridade física e o seu aspecto documental.
Em breve, ficará em exposição no MIS RJ, ao lado de outros equipamentos: rádio vitrola Philips, rádio vitrola motoplay, e um equipamento de som de 1960, no primeiro piso do museu, sede Lapa, Rua Visconde de Maranguape, 15, Centro. Venha conhecer estes aparelhos que já fizeram parte da vida dos brasileiros, e que o MIS RJ preserva para todas as gerações. A visita é gratuita, de segunda a sexta, das 10h às 17h, esperamos por você!
Publicado em 10/12 /2024 por Márcia Benazzi






