ASSIS VALENTE, UM DOS MAIORES COMPOSITORES DO BRASIL, É O PRIMEIRO HOMENAGEADO DO NOVO PROJETO “O MIS REVERENCIA”, DE EXALTAÇÃO À MEMÓRIA DE GRANDES ARTISTAS NACIONAIS!

  • 01/01/2025

ASSIS VALENTE, UM DOS MAIORES COMPOSITORES DO BRASIL, É O PRIMEIRO HOMENAGEADO DO NOVO PROJETO “O MIS REVERENCIA”, DE EXALTAÇÃO À MEMÓRIA DE GRANDES ARTISTAS NACIONAIS!

"Vestiu uma camisa listrada e saiu por aí

Em vez de tomar chá com torrada ele bebeu parati

Levava um canivete no cinto e um pandeiro na mão

E sorria quando o povo dizia: sossega leão, sossega leão".

(Canção "Camisa Listrada", de Assis Valente)

José de Assis Valente, que o mundo musical imortalizou como Assis Valente, abre-alas hoje, 1º de janeiro de 2025, do mais novo projeto do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, “O MIS REVERENCIA”, de exaltação à memória de grandes artistas nacionais. Talentos gigantescos da nossa cultura, personagens que merecem o conhecimento das novas gerações e a reverência dos que já tem intimidade e carinho por gênios que nos fizeram e fazem ser o que somos.

"É com muito orgulho que iniciamos mais um projeto de valorização de personalidades que marcaram época, nas mais diversas áreas de atuação, neste ano tão especial para o nosso museu que completará 60 anos em 3 de setembro de 2025. Quero destacar que as músicas compostas por Assis Valente estão há décadas sendo cantadas por todos os brasileiros, desde a clássica "Boas Festas", quando no Natal seus versos enchem de alegria o ambiente familiar, passando por "Cai, cai balão", um hino das festas juninas, até as marchinhas de carnaval, "Camisa Listrada" e "Brasil Pandeiro", que foram sucessos na voz de Carmen Miranda e do grupo "Novos Baianos", só para citar algumas das canções do genial músico baiano. O MIS RJ possui um rico material sobre Assis Valente, que foi, sem dúvida, um pioneiro da Música Popular Brasileira", afirmou o presidente Cesar Miranda Ribeiro.

Mas, quem foi Assis Valente? Foi desenhista, protético e um dos maiores compositores que contribuíram para o enriquecimento do nosso repertório musical, conhecido principalmente por suas marchinhas de carnaval e sambas que marcaram a Era de Ouro do rádio no Brasil. Nascido em 1911, em Santo Amaro, na Bahia, foi no Rio de Janeiro, na década de 30, que iniciou sua carreira artística, compondo clássicos que se perpetuam há várias gerações.

"Chegou a hora dessa gente bronzeada mostrar seu valor

Eu fui a Penha, fui pedir a padroeira para me ajudar

Salve o Morro do Vintém, pendura a saia eu quero ver

Eu quero ver o Tio Sam tocar pandeiro para o mundo sambar

O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada

Anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato

Vai entrar no cuzcuz, acarajé e abará

Na Casa Branca já dançou a batucada de ioiô, iaiá"

(Canção "Brasil Pandeiro", de Assis Valente)

As duas obras icônicas que utilizamos para ilustrar a genialidade de Assis Valente, “Brasil Pandeiro”, gravada pelos "Anjos do Inferno" e muitos anos depois, também valorizada pelo grupo "Novos Baianos"; e “Camisa Listrada”, samba-choro gravado em 1937 por Carmen Miranda, a "Pequena Notável", que projetou sua obra para o mundo, são apenas uma pequena mostra da relevância deste artista que o Brasil não pode jamais esquecer!

Vamos relembrar estas e outras canções de Assis Valente com uma Playlist Especial em sua homenagem, sábado, 4 de janeiro, em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h na Web Rádio MIS RJ, com grandes sucessos em interpretações antológicas de Carlos Galhardo, Orlando Silva, Carmen Miranda, Maria Bethânia, Nara Leão, Carmen Costa, Leci Brandão e muitos outros, colorindo de brasilidade as músicas do grande compositor!

O MIS RJ salvaguarda em seu acervo diversos materiais relacionados ao extraordinário Assis Valente. São aproximadamente, 62 itens distribuídos nos setores, sonoro, biblioteca, iconográfico, partituras, audiovisual e textual, relevantes fontes de pesquisa que enaltecem o seu valor artístico e pioneiro, como um dos principais autores da música brasileira.

Para pesquisar o universo musical de Assis Valente no MIS RJ e mergulhar na riqueza das suas composições é fácil, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 01/1/2025 por Márcia Benazzi, Karoline Freitas e Elson Ribeiro.


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento