ASSIS VALENTE ABRE A TEMPORADA DE PLAYLISTS 2025 DO MIS RJ

  • 04/01/2025

ASSIS VALENTE ABRE A TEMPORADA DE PLAYLISTS 2025 DO MIS RJ

Hoje (4), no primeiro sábado do ano, abrindo a temporada de playlists 2025 do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, as canções inesquecíveis de Assis Valente tocam na Web Rádio MIS RJ em três horários diferentes: 9h, 15h e 21h.

Para o presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro, “No primeiro dia do ano lançamos um novo projeto “ O MIS RJ Reverencia”, de valorização de personalidades que marcaram época como foi Assis Valente, que contribuiu para o enriquecimento do repertório musical brasileiro entre as décadas de 30 e 50. Agora, os ouvintes da Web Rádio terão a oportunidade de conhecer suas belíssimas composições nas vozes de grandes artistas do passado, como Carmen Miranda e Orlando Silva, assim como as interpretações de Maria Bethânia e Nara Leão, em que destaco duas que são verdadeiras obras-primas, “Brasil Pandeiro” e “Camisa Listrada”.

A Playlist Assis Valente tem na abertura a clássica música “Boas Festas”, cantada por Carlos Galhardo, que embala a trilha sonora do Natal dos brasileiros há mais de 90 anos com os seus versos – “Anoiteceu, o sino gemeu, e a gente ficou feliz a rezar [...]Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel…”. E segue, passeando por marchinhas de carnaval irreverentes como, “Tem francesa no morro” na voz de Aracy Cortes, acompanhada pelo Conjunto Rosa de Ouro, e “Good-Bye Boy”. Muitas das suas músicas tinham como fonte de inspiração fatos corriqueiros da cidade do Rio de Janeiro, como a venda de uvas feitas em caminhões em diferentes bairros e que, interpretada por Carmen Miranda conquistou o público com o seu gingado neste samba-maxixe de 1939, “Uva de caminhão”. Diz assim a sua letra - “ Já me disseram que você andou pintando o sete, andou chupando muita uva e até de caminhão. Agora anda dizendo que está de apendicite, vai entrar no canivete, vai fazer operação”.

Uma das pérolas do acervo sonoro do MIS RJ é o disco Assis Valente da Coleção “História da Música Popular Brasileira”- Série Grandes Compositores - lançada pela Abril Cultural, e que traz também valiosos encartes escritos por Ary Vasconcelos, jornalista, historiador e crítico musical, que foi chefe da Musicoteca do MIS RJ (1965-1966) e membro do Conselho Superior da Música Popular Brasileira da nossa instituição; e Álvaro Rangel Monteiro, psiquiatra e psicoterapeuta, que analisam a genialidade do compositor e a trágica relação do músico com a desesperança e o suicídio, que culminou com a sua morte em 1958.

Muitas outras preciosidades podem ser pesquisadas no MIS RJ sobre o extraordinário Assis Valente. Salvaguardamos 62 itens que estão distribuídos em diversos setores como, fotos, discos, livros, partituras, documentos textuais e imagens, que podem ser consultados e analisados pelo público. E como acessar? Basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin. Importante destacar que todo o acervo do museu, que integra a rede de equipamentos culturais do Governo do Estado, está vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ).

Então, fique ligado caro ouvinte na primeira Playlist de 2025, uma homenagem especial à Assis Valente, disponível hoje, 4 de janeiro, em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h, na Web Rádio MIS RJ!

Publicado em 4/1/2025 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento