PLAYLIST ENCANTOS E CANTOS DA PORTELA: CANDEIA, PAULO DA PORTELA E A VELHA GUARDA
- 11/01/2025
ELABORAÇÃO: WANDER LOURENÇO
"A Velha Guarda da Portela vem saudar
Com este samba para a mocidade brincar
Estamos aí, como vocês estão vendo
Estamos velhos, mas ainda não morremos”.
(Canção “Hino da Velha Guarda da Portela”, Velha Guarda da Portela)
Hoje (11/01), continuando com a nossa playlist semanal em 2025, O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, reverencia a primeira escola de samba do Rio de Janeiro, dedicamos uma homenagem aos sambistas da Velha Guarda da Portela. A nossa Web Rádio MIS RJ transmite em três horários diferentes: 9h, 15h e 21h.
A Velha Guarda da Portela é composta por: Casquinha, Argemiro, Monarco, Guaracy, Jair do Cavaquinho, Casemiro da Cuíca, Davi do Pandeiro, Cabelinho e as pastoras Doca, Eunice e Surica. Alguns integrantes saíram e outros novos chegaram, mas, os primeiros membros foram: Alberto Lonato, Alvaiade, Chico Santana, Manacéa e Ventura.
"Não, não basta ter inspiração
Não basta fazer uma linda canção
Pra cantar samba se precisa muito mais
Samba é lamento, é sofrimento
É fuga dos meus ais”.
(Canção “Pintura Sem Arte”, Candeia)
Vamos relembrar grandes canções da Velha Guarda da Azul e Branco, com uma Playlist Especial em sua homenagem, sábado, 11 de janeiro, em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h na Web Rádio MIS RJ, grandes sucessos com interpretações memoráveis de Monarco, Candeia, Argemino, Doca da Portela, Manacéia entre outros que representam a Velha Guarda da Portela.
O MIS RJ salvaguarda em seu acervo diversos materiais de excelência relacionados A Velha Guarda da Portela. São aproximadamente, 155 itens distribuídos nos setores, sonoro, biblioteca, iconográfico, partituras, audiovisual e textual, relevantes fontes de pesquisa que valorizam o samba e seus pioneiros dentro da musica brasileira.
Para pesquisar sobre o grandioso mundo musical do Samba e da Velha Guarda da Portela no MIS RJ, é fácil, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 11/01/2025 por Karoline Freitas







