MIS RJ - PROJETOS PARA 2025
- 12/01/2025
60 ANOS PRESERVANDO A MEMÓRIA BRASILEIRA
Em 2025, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (MIS RJ) celebra seis décadas dedicadas à preservação e valorização da rica herança cultural do Brasil. No dia 3 de setembro, o primeiro museu deste gênero no país completa 60 anos, contando uma trajetória que reflete as cores, os sons e as memórias da alma brasileira.
Inaugurado em 1965 pelo então governador do antigo Estado da Guanabara, Carlos Lacerda, o MIS RJ nasceu com a missão de eternizar a diversidade cultural brasileira em suas mais variadas expressões. Desde sua criação, o museu reuniu um acervo extraordinário, composto por 42 coleções distintas e quase um milhão de itens. Este vasto patrimônio inclui partituras, iconografias, registros sonoros, audiovisuais e tridimensionais, com tesouros como os registros sonoros de Jacob do Bandolim, Pixinguinha, Nara Leão, Chico Buarque de Hollanda com apenas 22 anos, além de tantos outros e também aquisições de coleções recentes, como a da cantora Marlene, recebida em 2024. Cada item é uma janela para o passado, permitindo que visitantes e pesquisadores mergulhem na riqueza cultural do Brasil.
O MIS RJ vai além de ser um guardião de memórias; ele também é um produtor ativo de história. Um dos projetos mais icônicos do museu, "Depoimentos para a Posteridade", iniciado em 1966 por Ricardo Cravo Albin, continua em atividade, atualizado tecnologicamente, registrando relatos e vivências de grandes personalidades para as gerações futuras.
Ao longo dos anos, a dedicação de profissionais apaixonados — museólogos, historiadores, jornalistas e muitos outros — consolidou o MIS RJ como um centro de excelência cultural. Em 2025, a produção de novos acervos e projetos segue a pleno vapor, com iniciativas que integram inovação e tradição.
Entre os destaques deste ano de comemorações, está a web Rádio MIS RJ, que, em 2025, amplia seus horizontes ao apresentar ao público uma nova programação, repleta de música de acervo, histórias e preciosos trechos de depoimentos preservados para a posteridade, a rádio também revisitará eventos marcantes que fizeram parte da trajetória do museu.
Como parte das celebrações, em parceria com a Rádio Roquette-Pinto, lançaremos um programa especial semanal dedicado aos 60 anos do MIS RJ. Este projeto trará ao público verdadeiras pérolas do nosso acervo, apresentadas também na rádio convencional. Não perca a estreia de “MUSEU DA IMAGEM E DO SOM DO RJ - 60 ANOS DE MEMÓRIA”, uma homenagem ao legado cultural e histórico do museu.
Na área acadêmica/educativa, o projeto "Academia MIS de Cultura", em seu segundo ano, terá início em 30 de janeiro aulas semanais, promovendo o intercâmbio de conhecimento entre os servidores do museu e o público. Além disso, o MIS RJ percorrerá universidades do Rio de Janeiro, levando aos estudantes uma visão aprofundada sobre a instituição e seu acervo cultural.
Outro projeto inovador envolve o apoio a famílias afetadas pela Doença de Alzheimer. Em parceria e com a presença de especialistas, o museu irá apoiar com a utilização do seu acervo sonoro e tridimensional (cenários de época dos anos 60-70) em atividades interativas que ajudam a estimular memórias de pessoas portadoras.
Já estão em andamento as atividades do “PROJETO 16 MM”. Trata-se de uma série de documentários curtos, produzidos em preto e branco em película e já estão digitalizados e em produção de catalogação. Alguns desses conteúdos já estão disponíveis na nossa WEB TV MIS RJ, e podem ser conferidos na página inicial da web Rádio MIS RJ.
Para o público jovem, o “Clubinho MIS RJ” será lançado com atividades lúdicas voltadas à transmissão do legado de grandes nomes da cultura carioca, fluminense e brasileira às novas gerações. Já em fevereiro, será inaugurada a primeira FOTOTECA do estado do Rio de Janeiro, um espaço dedicado à preservação de acervos fotográficos, com cursos, aulas e atividades que enriquecerão o setor iconográfico.
Em 2025, já está confirmada a continuidade do projeto com o CTAV, do governo federal. Juntos, oferecemos aos alunos da rede pública o curso de Introdução ao Cinema de Animação, que formará sua terceira turma este ano.
As celebrações culminarão no dia 3 de setembro de 2025, com um grande concerto ao ar livre na sede da Praça XV, onde o MIS RJ começou sua trajetória em 1965.
Paralelamente, o museu iniciará a obra de revitalização de sua sede na Lapa, incluindo a restauração da área que abrigava a Escola Maria Olenewa. Com isso, o MIS RJ ampliará em 90% sua capacidade de armazenamento de acervos, atendendo aos padrões modernos de conservação museológica.
Você faz parte desta história! Queremos saber como o MIS RJ impactou sua vida cultural. Compartilhe conosco suas memórias, visitas e experiências que marcaram seus projetos e sonhos, conte para nós e nos envie um e-mail para 60anos@mis.rj.gov.br, seu depoimento fará parte do nosso projeto “CONTE SUA HISTÓRIA COM O MIS RJ” que estará à disposição das gerações futuras em nosso acervo.
Que 2025 seja um ano de celebração e inspiração, reafirmando o papel do MIS RJ como farol cultural e patrimônio vivo do Brasil. Acompanhe nossas redes sociais, participe dos eventos e seja parte desta grandiosa festa de 60 anos de história e cultura.
Cesar Miranda Ribeiro
Presidente da FMIS RJ



