A HISTÓRIA DE SUCESSO DO MIS RJ NO QUARTO EPISÓDIO DO FREQUÊNCIA MIS
- 13/08/2021
Hoje (13/08), a partir do meio-dia, o último episódio do Frequência MIS vai ao ar sobre a história do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, no período de 1991 até os dias de hoje. O MIS RJ passou por muitas transformações, uma delas foi a modernização da série Depoimentos para a Posteridade, quando os registros em áudio passaram a ser em vídeo.
Acontecimentos marcantes deixaram lembranças positivas na instituição e na memória popular quando os festivais de música, das rodas de samba ao choro, da MPB aos cortejos carnavalescos animaram os cariocas em diferentes ocasiões. As novas coleções também trouxeram ar novo para o museu: Nara Leão, Hermínio Bello de Carvalho, Sérgio Cabral, Paulo Tapajós, Dorival Caymmi, Waldyr Azevedo, Luiz Carlos Saroldi, dentre outros. Além da música e ampliação do seu acervo, o MIS realizou exposições, lançou livros, digitalizou seu acervo, e consolidou sua relevância como centro de memória, pesquisa e difusão do registro audiovisual da cultura brasileira.
Especialmente para o quarto programa, o Frequência MIS entrevistou a historiadora Cláudia Mesquita, pesquisadora e diretora técnica do MIS durante vinte anos, autora do livro “Um Museu para a Guanabara: Carlos Lacerda e a criação do Museu da Imagem (1960-1965)”, para falar sobre as principais mudanças e conquistas da instituição.
Com o aniversário de 56 anos do MIS RJ em setembro, chegamos em 2021, na atual gestão do presidente Cesar Miranda Ribeiro, com mais motivos para comemorar, com a criação da Web Rádio MIS RJ, disponível também através de aplicativo para Android, democratizando o acesso à cultura para a população brasileira e estrangeira, disponibilizando seu rico acervo em forma de músicas, notícias, fotografias e raridades textuais. A criação do projeto 365+, com o registro da memória do cidadão sobre o impacto da pandemia da Covid-19 em sua vida e família, material que será incorporado ao acervo do museu para as futuras gerações. Criação do Centro de Memória Ricardo Cravo Albin, homenagem a um dos idealizadores do MIS e seu segundo presidente. E a retomada das obras do MIS de Copacabana, previstas para começarem ainda este ano, e que será mais um importante centro cultural disponível para os cariocas, fluminenses e turistas do mundo todo.
Para você, querido ouvinte, que perdeu algum capítulo dessa saga grandiosa, vale lembrar que todos os programas do Frequência MIS da primeira temporada estão disponíveis na Rádio, contando as histórias de Lamartine Babo, Pixinguinha, Clementina de Jesus e do Museu da Imagem e do Som , com músicas, trechos de depoimentos e programas de rádio
Publicado em 13/08/21 por Márcia Benazzi






