PLAYLIST DO MIS RJ CELEBRA TOM JOBIM NO DIA NACIONAL DA BOSSA NOVA

  • 25/01/2025

PLAYLIST DO MIS RJ CELEBRA TOM JOBIM NO DIA NACIONAL DA BOSSA NOVA

“Chega de saudade

A realidade é que sem ela não há paz

Não há beleza, é só tristeza e a melancolia

Que não sai de mim,

Não sai de mim, não sai”

(Canção “Chega de Saudade”, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, gravada por Elizeth Cardoso, em 1958, para o LP “Canção do amor demais”, um dos marcos do início da Bossa Nova)

Na data de hoje, 25 de janeiro, nascia no bairro da Tijuca, no Rio de Janeiro, em 1927, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim! Para homenagear "o compositor brasileiro mais famoso dentro e fora do Brasil na última metade de século XX", segundo o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro preparou uma seleção musical especialíssima, em comemoração ao Dia Nacional da Bossa Nova. O ouvinte vai relembrar os clássicos desse gênero musical que se consagrou no Brasil, ultrapassou todas as fronteiras e conquistou o mundo! Anota aí, para não perder a oportunidade de se encantar com o repertório de Tom Jobim, Nara Leão, João Gilberto e Toquinho, aqui na Web Rádio MIS RJ, os três horários diferentes da Playlist Bossa Nova: 9h, 15h e 21h.

"O museu tem um acervo muito rico sobre Tom Jobim, são mais de 5 mil itens e muitas raridades, como o cartão de identificação do músico como empregado da Rádio Club do Brasil na função de pianista, com apenas 24 anos de idade. Temos salvaguardadas 177 partituras do compositor, além de fotos, livros, músicas, discos, entrevistas em áudio de vídeo, e o histórico Depoimento para a Posteridade, de 25 de agosto de 1967, que considero uma verdadeira preciosidade", afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS RJ.

No depoimento citado, Tom Jobim relembrou a infância em Ipanema; o encontro com Villa-Lobos; o aprendizado de regência e orquestração com os maestros Radamés Gnattali, Alceo Bocchino e Lyrio Panicali; as parcerias com Vinicius de Moraes, Newton Mendonça, Dolores Duran, Alcides Fernandes e Billy Blanco; a importância da peça "Orfeu da Conceição" na sua carreira; a criação da batida da bossa nova de João Gilberto; o primeiro grande sucesso, "Se todos fossem iguais a você"; o concerto no Carnegie Hall, em Nova Iorque; os detalhes da gravação do disco com Frank Sinatra; a perda da privacidade com o sucesso alcançado e muito mais! Esta gravação do MIS RJ, com três horas de duração, é histórica, pela importância do testemunho oral do depoente e dos amigos entrevistadores: Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Oscar Niemeyer, Raimundo Vanderlei, Dorival Caymmi, além de Ricardo Cravo Albin, diretor do museu à época. Os principais jornais do país destacaram o evento realizado na sede do MIS, Praça XV, em 26/8/1967, e as diferentes reportagens publicadas tinham os seguintes títulos: "Tom defende bossa brasileira e ataca cultura secreta"- Correio da Manhã; "Tom depôs no museu ajudado por Vinicius" - O Globo; "Depoimento de Tom teve muito uísque e histórias sobre Ipanema e Sinatra" - Jornal do Brasil.

É o MIS RJ fazendo história e salvaguardando a rica Cultura Brasileira! Neste ano de 2025, quando o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro completará 60 anos de existência, continuaremos com o firme propósito de divulgar cada vez mais o acervo valioso da primeira instituição dedicada a imagem e ao som, criada no país em 3 de setembro de 1965, para que os brasileiros sintam orgulho da nossa arte, dos nossos compositores, cantores, maestros e músicos, valorizem a história e, principalmente, que as novas gerações tenham acesso ao legado de um Tom Jobim, João Gilberto, Nara Leão e Toquinho!

Playlist imperdível com canções inesquecíveis no Dia Nacional da Bossa Nova, só aqui na Web Rádio MIS RJ, em três horários diferentes: 9h, 15h e 21h! Se você quer saber mais sobre a Bossa Nova de Tom Jobim, Nara Leão, Toquinho e João Gilberto, e descobrir muitas pérolas no acervo com milhares de itens distribuídos nos setores sonoro, biblioteca, iconográfico, partituras, audiovisual e textual, é fácil, basta enviar e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 25/01/2025 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. As rosas não falam

Waldir Azevedo

top2
2. Corta jaca

Abel Ferreira

top3
3. O coração não errou

Hermínio Bello

top4
4. E o tempo passou

Herivelto Martins

top5
5. Sofres porque queres

Waldir Azevedo

Anunciantes