Presidente do MIS RJ iniciou viagem para São Paulo com o objetivo de estreitar relações com diversos museus para futuras atividades conjuntas! E o primeiro encontro foi com o diretor do MIS de Campinas
- 28/01/2025
Durante uma semana, o presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, terá encontros com os diretores de diversos museus paulistas. O objetivo da viagem é estreitar relações para futuras atividades conjuntas. A primeira reunião aconteceu na segunda, 27, com o diretor do MIS de Campinas, Alexandre Sonego.
“É muito importante essa viagem de aproximação com as instituições paulistas porque esses encontros vão além de conhecer os acervos e os espaços físicos, é a oportunidade de alinhar culturalmente o eixo Rio - São Paulo, propor pautas comuns voltadas para projetos e exposições, fortalecendo o intercâmbio, os diferentes saberes, as experiências de cada instituição. Fui muito bem recebido pelo Alexandre, diretor do MIS de Campinas, e sua equipe, e tenho certeza que ações profícuas surgirão dessa reunião”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro.
Fundado na década de 70 por um grupo de fotógrafos, cineastas e cineclubistas, o Museu da Imagem e do Som de Campinas abriga dezenas de coleções e seu acervo constitui-se de fotos, filmes, negativos, vídeos, slides, discos, fitas e objetos sobre a história social e cultural da cidade de Campinas e região. Desde 1996, está situado no Palácio dos Azulejos, prédio de grande valor histórico e arquitetônico, antiga residência da família Ferreira Penteado, tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Nacional). O presidente Cesar conheceu as instalações do museu e se reuniu com integrantes da equipe: Danilo Ciacco, do setor fotográfico; o historiador Orestes Toledo; e a educadora de arte e movimento, Andrea Reis.
À frente da instituição desde 2015, Alexandre Sonego de Carvalho é Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, Mestre em Educação, especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação. Foi Secretário Municipal de Cultura de Araçatuba, e é membro fundador da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA). Em 2023, participou juntamente com o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, do debate “Museus da Imagem e do Som do Brasil: características”, que integrou a programação do Fórum de Museus Brasileiros da Imagem e do Som em São Paulo.
Ao final da tarde de ontem, Alexandre Sonego preparou uma grata surpresa para o presidente do MIS RJ, levou-o para conhecer a Secretária de Cultura e Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, e o diretor de cultura, Gabriel Rapassi. No gabinete, a conversa fluiu sobre o alinhamento entre as instituições e a perspectiva de novos projetos e ações conjuntas.
Na passagem por São Paulo, entre os dias 27 de janeiro e 01 de fevereiro, o presidente do MIS RJ visitará também o Instituto Moreira Salles, o MIS SP, o Museu do Ipiranga, todos na cidade de São Paulo, além do Museu do Café, em Santos, e a Secretaria de Cultura de Santos.
Publicado em 28/01/2025 por Márcia Benazzi











