Presidente do MIS RJ é recebido pelos diretores do Instituto Moreira Salles e Museu da Imagem e do Som de São Paulo
- 29/01/2025
Hoje (29), dois importantes encontros marcaram positivamente a agenda do presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, em São Paulo. As reuniões com o diretor artístico do Instituto Moreira Salles, João Fernandes, na imponente sede do IMS, na Avenida Paulista; e com o diretor-geral do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, André Sturm, na belíssima sede da Avenida Europa.
“Em cada etapa desta viagem as conversas com os diretores têm sido valiosas e muito positivas. Hoje mesmo, ao me encontrar com o João Fernandes, do IMS, e André Sturm, do MIS, tive a certeza da boa relação que o MIS RJ construiu nos últimos anos, desde que assumi o museu em 2021, pelo acolhimento que recebi e também pelas possibilidades de grandes realizações entre as instituições, em um futuro próximo, o que me deixa muito honrado e feliz”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro.
Na primeira etapa da agenda, o diálogo girou em torno de um Acordo de Cooperação Técnica entre o MIS RJ e o IMS Paulista, o que possibilitaria troca de expertises, desenvolvimento de projetos culturais, intercâmbio de informações e experiências afins, principalmente de valorização de acervos existentes nas instituições. O presidente Cesar também convidou o Instituto Moreira Salles para participar das comemorações, em 3 de setembro, dos 60 anos do MIS RJ.
A premiada sede do Instituto Moreira Salles, na Avenida Paulista, abriga diferentes áreas para exposições, um cineteatro, espaço onde acontecem mostras de filmes, eventos musicais, seminários e debates, uma biblioteca de fotografia, salas de aula, além de uma livraria e um restaurante. Seu acervo abrange cinco áreas: Arte Contemporânea, Fotografia, Música, Literatura e Iconografia.
A proximidade entre o MIS RJ e o MIS SP se intensificou com as visitas do presidente Cesar ao museu paulista, iniciadas em 2021. De lá para cá, os laços se estreitaram e as duas instituições, dedicadas à preservação da cultura brasileira, compartilham novas oportunidades e ações conjuntas. Um dos projetos apresentados na reunião, para o diretor-geral André Sturm, foi sobre a produção em conjunto de uma série de Depoimentos para a Posteridade com personalidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, de forma on-line. Um outro ponto discutido teve como temática as exposições virtuais, explorando os acervos dos museus, ampliando os públicos para além dos dois estados. Como 2025 marca os 60 anos de fundação do MIS RJ, André Sturm foi convidado para participar da celebração desta data histórica, do primeiro Museu da Imagem e do Som criado no país, em 1965.
Publicado em 29/1/2025 por Márcia Benazzi






