PRESIDENTE DO MIS RJ PARTICIPA DE IMPORTANTES REUNIÕES EM SANTOS, COM O SECRETÁRIO DE CULTURA E NO MUSEU DO CAFÉ!
- 01/02/2025
Ontem (31/01), o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, se reuniu com a diretora-executiva do Museu do Café, Alessandra Almeida. A visita faz parte da agenda de viagem para o estado de São Paulo, que teve início em 27 de janeiro, e objetiva fortalecer e integrar relações com diversos museus para atividades conjuntas.
“Nesta viagem para São Paulo, estive em diferentes ambientes museológicos, compartilhando experiências gratificantes, conhecendo equipes, conversando sobre projetos comuns. Retornarei para o Rio com o sentimento elevado pelo acolhimento recebido e, principalmente, para dar continuidade às ações aqui iniciadas. Os últimos compromissos, em Santos, reforçam a projeção do Museu da Imagem e do Som a nível nacional, como importante centro de grande valor histórico e sociocultural, de preservação da memória e guardião da cultura brasileira”, afirmou o presidente Cesar Miranda Ribeiro.
Na manhã desta sexta-feira, a conversa com a diretora Alessandra elencou algumas atividades para serem produzidas em conjunto, como utilizar o acervo do MIS RJ relacionado ao café, tendo a produção cafeeira do estado do Rio como ponto de partida, com imagens da Coleção Augusto Malta, primeiramente de forma virtual. Utilizar também, alguns depoimentos orais registrados pelo museu carioca sobre a temática do café, bem como estimular a troca de expertises entre os profissionais das duas instituições, fomentando novos debates e estimulando a criação de projetos futuros.
O Museu do Café, é uma das principais atrações turísticas de Santos, pela sua beleza arquitetônica, instalado no palácio da antiga Bolsa Oficial de Café, e por sua importância com a preservação e divulgação da história do café no Brasil e no mundo. Segundo o site oficial – “Além de disseminar a história do café por meio da exposição de longa duração “Café, patrimônio cultural do Brasil: ciência, história e arte”, e mostras temporárias, o Museu do Café conta em suas instalações com o Centro de Preservação, Pesquisa e Referência Luiz Marcos Suplicy Hafers, que disponibiliza publicações e documentos sobre o tema, e o Centro de Preparação de Café, que oferece cursos e oficinas para difundir o conhecimento sobre o preparo da bebida”.
À tarde, a reunião foi no gabinete do secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal. Na pauta da conversa, a importância do Museu da Imagem e do Som de Santos, criado em 1996, com o objetivo de registrar, preservar e restaurar materiais artísticos, históricos, sociológicos e culturais da cidade. A visita ao emblemático acervo foi conduzida pelo coordenador do Miss de Santos, Ricardo Vasconcellos. Para o presidente César, que está à frente do primeiro Museu da Imagem e do Som, criado no país, em 1965, esse encontro reafirma o seu compromisso de aproximação com museus correlatos, para que novos projetos, exposições, gravações, depoimentos e saberes sejam compartilhados, revelando a riqueza dos respectivos acervos que salvaguardam a história cultural dos seus estados e contribuem para a formação da identidade nacional.
Publicado em 01/02/2025 por Márcia Benazzi










