“A Pequena Notável”, Carmen Miranda, é homenageada pelo MIS RJ!
- 08/02/2025

Poucos artistas deixaram uma marca tão forte na cultura brasileira e mundial quanto Carmen Miranda. Com seu inconfundível turbante de frutas, figurinos exuberantes e um sorriso contagiante, ela levou a música brasileira para o mundo e se tornou um verdadeiro ícone do entretenimento. Para celebrar sua trajetória, o MIS RJ preparou uma playlist especial em homenagem à cantora, disponível hoje (8/2), na Web Rádio MIS RJ, em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h. A celebração acontece um dia antes da data de nascimento de Carmen, que completaria 116 anos amanhã, 9 de fevereiro.
“Reverenciar Maria do Carmo Miranda da Cunha, nossa querida Carmen Miranda, é sempre motivo de orgulho para nós! Ela que se cobriu de balangandãs e torsos de seda para levar o nome do Brasil para o mundo, com muita alegria e sorriso encantador, merece todas as homenagens e nosso agradecimento eterno. Temos centenas de itens dela em nosso acervo, tesouros como fotos, textos, discos, partituras, filmes e músicas. Que a playlist especial possa encantar seus fãs e arrebatar as novas gerações”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do MIS RJ.
Nascida em Portugal e criada no Brasil, Carmen começou sua carreira nos anos 1920 e logo se destacou como uma das maiores cantoras do país. Seu talento era inconfundível, e sua habilidade com sambas e marchinhas era tão grande que a transformou na “Pequena Notável”, apelido que carregou por toda a vida. Músicas como “O que é que a Baiana tem”, “Balancê”, “Mamãe eu quero”, “Ta-Hi” e “Cachorro Vira-Lata” atravessam gerações e seguem imortalizadas na música brasileira. Esses sucessos, junto a outras canções da artista, estarão na nossa playlist especial.
Mesmo após a sua partida precoce em 1955, Carmen Miranda segue inspirando artistas e encantando o público. Seu legado continuará vivo para sempre em nossos corações e memória.
A cantora foi capa da primeira edição do “Selo MIS”, lançado em novembro de 1965. O disco, produzido pelo jornalista e musicólogo Ary Vasconcelos, reunia algumas das interpretações mais marcantes da cantora. A cerimônia de lançamento contou com a presença de Aurora Miranda, irmã da artista. O MIS RJ possui em seu acervo mais de setecentos conteúdos relacionados à artista, incluindo fotos, filmes, textos, partituras e músicas que contam toda a trajetória de sucesso da “Pequena Notável”. Além disso, em 2021, o museu realizou a exposição “O encanto e a beleza da querida Carmen Miranda”, com 40 aquarelas do artista peruano Alfonso Málaga Cuba, retratando a alegria e versatilidade de Carmen. Preservamos muitas preciosidades desta estrela, como uma carta de Carmen endereçada ao seu grande amigo, Almirante; o folder com a programação de filmes no “Tiffany Theatre”, destacando o filme“The gang´s all here”, que aqui recebeu o nome “Entre a Loura e a Morena”, de 1943, com Carmen, Alice Faye, Benny Goodman e Orquestra. Além disso, o acervo contacom diversas outras raridades, como medalhas, discos e materiais de época que ajudam a contar sua história.
Todo o material pode ser consultado e analisado pelo público. Para isso, basta mandar um e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Fique ligado na nossa playlist em homenagem à querida Carmen Miranda, disponível hoje, em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h, na Web Rádio MIS RJ!
Publicado em 8/2/2025 por Marcelo Egypto