O mestre do choro, Jacob do Bandolim, é homenageado pelo MIS RJ!
- 15/02/2025
Virtuoso, obsessivo pela perfeição e apaixonado pelo choro. Jacob Pick Bittencourt, conhecido como Jacob do Bandolim, não foi apenas um instrumentista brilhante, ele foi um verdadeiro guardião da música brasileira. Seu toque inconfundível no bandolim, repleto de precisão e emoção, elevou o gênero a um novo patamar e influenciou gerações de músicos. Para celebrar sua trajetória, o MIS RJ preparou uma playlist especial em homenagem ao músico, disponível hoje (15/2), na Web Rádio MIS RJ, em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h. A celebração acontece um dia depois da data de nascimento de Jacob, 14 de fevereiro.
Para o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, "Jacob era mais do que um músico, era um arquivista da própria história do choro. Seu acervo no museu é rico, diversificado e conta com milhares de itens, desde gravações, correspondências, e até microfilmes. Uma das pérolas sobre a história do bandolinista, é o seu Depoimento para a Posteridade, de 24 de fevereiro de 1967, que a nossa instituição salvaguarda com muito orgulho, há quase 60 anos".
A Coleção Jacob do Bandolim, composta por mais de onze mil documentos, incluindo partituras, scripts, fotografias, sua máquina de escrever e a indumentária do seu casamento. Entre esses preciosos registros, encontra-se também uma autobiografia datilografada e assinada pelo próprio Jacob, na qual ele narra sua trajetória, sua paixão pela música e suas impressões sobre a cultura brasileira.
Jacob aprendeu música de ouvido, sem professor, transformando o bandolim em sua grande paixão. Mesmo atuando como escrevente juramentado, dedicou-se ao choro, rejeitando influências estrangeiras e catalogando um acervo com cerca de 2400 músicas. Perfeccionista, nunca estava satisfeito com suas gravações e preferia tocar para apreciadores genuínos. Além do bandolim, dominava vários instrumentos e chegou a criar dois novos. Choros como “Noites Cariocas”, “Doce de Coco”, “Vibrações”, “Carícia” e “A Ginga do Mané”, são alguns dos sucessos que estarão na playlist de uma hora e meia de duração, na Web Rádio MIS RJ, hoje (15), em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h.
Se você é fã de choro e de música brasileira, e gostaria de conhecer mais sobre Jacob do Bandolim, o MIS RJ é o local certo para esse mergulho no fantástico acervo do artista. No total, cerca de 20 mil itens estão à disposição da sociedade para consulta e pesquisa. Para isso, basta mandar um e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 15/2/2025 por Márcia Benazzi e Marcelo Egypto









