PLAYLIST ALMIRANTE! UMA HOMENAGEM DO MIS RJ À VOZ E A MEMÓRIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA!
- 22/02/2025
Henrique Foréis Domingues, mais conhecido como Almirante, foi uma das figuras mais importantes da história da música popular brasileira. Cantor, compositor, radialista, pesquisador e produtor, dedicou sua vida à preservação e difusão da MPB. Para jogar luz sobre a sua brilhante trajetória, o MIS RJ preparou uma playlist especial em homenagem ao músico, disponível hoje (22/2), na Web Rádio MIS RJ, em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h. A celebração acontece na semana da data de nascimento do artista, 19 de fevereiro.
"O Almirante é para nós um símbolo de amor à cultura brasileira, a quem devemos reverenciar, homenagear e agradecer pela sua contribuição ímpar. Ele foi fundamental para a transformação do rádio e também para a televisão, tornando-se uma referência em todo o país, e muito merecidamente ficou conhecido como "a mais alta patente do rádio". Temos muito orgulho de salvaguardar a sua Coleção, uma das mais ricas e diversas do museu", afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.
Almirante iniciou sua carreira como cantor na década de 1920 e fez história como integrante do grupo Bando de Tangarás, ao lado de Noel Rosa. Sua atuação na era de ouro do rádio foi fundamental para a popularização de grandes nomes da música brasileira. Além de criar e apresentar programas de grande audiência, também se destacou como pesquisador e musicólogo, reunindo um acervo valioso sobre a MPB.
Reconhecido por seu trabalho, recebeu em 1978 o Troféu Estácio de Sá – Música Popular, concedido pelo MIS RJ. Em 1990, teve sua trajetória eternizada no livro “No tempo do Almirante”, do jornalista Sérgio Cabral. Seu legado é tão relevante que a biblioteca do museu leva o seu nome, uma homenagem a sua dedicação à cultura nacional.
A Coleção Almirante foi uma das primeiras a serem compradas para o acervo do museu, em 1964, contendo fotos, livros, partituras, discos, roteiros de programas, cartas de ouvintes, recortes de jornais e revistas, instrumentos de percussão e objetos tridimensionais, que ele colecionou e organizou ao longo de sua vida. O músico também deixou o seu testemunho, em primeira pessoa, sobre a sua história extraordinária, em 11 de abril de 1967, para a série do MIS RJ, Depoimentos para a Posteridade.
Músicas como “Apanhei um Resfriado”,”Deixa a Lua Sossegada”, “Gavião Calçudo”, “Que Barulho é esse?” e “Vou me casar no Uruguai” são alguns dos sucessos que estarão na playlist de uma hora e meia de duração, na Web Rádio MIS RJ, hoje (22), em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h.
Se você é fã de música brasileira, e gostaria de conhecer mais sobre o Almirante, o MIS RJ é o local certo para essa pesquisa no grandioso acervo do artista. No total, cerca de mais de 60 mil itens estão à disposição da sociedade, de uma maneira fácil. Basta mandar um e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.
Publicado em 22/2/2025 por Márcia Benazzi e Marcelo Egypto









