PLAYLIST RIO DE JANEIRO E CARNAVAL! UMA CELEBRAÇÃO SONORA NO MIS RJ!

  • 01/03/2025

PLAYLIST RIO DE JANEIRO E CARNAVAL! UMA CELEBRAÇÃO SONORA NO MIS RJ!

Neste sábado especial, 1º de março, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro convida o público a celebrar dois momentos marcantes: o aniversário de 460 anos da Cidade Maravilhosa e o Carnaval, o maior espetáculo da Terra. Para isso, a nossa playlist revisita a energia contagiante da folia e a riqueza musical do Rio, berço de grandes sambas, marchinhas e hinos carnavalescos que atravessam gerações. Para ouvir, é só sintonizar na Web Rádio MIS RJ, em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h.

"O museu faz parte da história carnavalesca da nossa cidade, como guardião de milhares de itens relacionados ao samba. Desde os ranchos, blocos, escolas, intérpretes, compositores, músicas, partituras, fotos, até os grandes personagens dessa manifestação artística genuinamente brasileira e mundialmente famosa, que é o Carnaval Carioca!", afirmou o presidente Cesar Miranda Ribeiro.

O MIS RJ possui um acervo precioso sobre o Carnaval carioca e a música popular brasileira. Entre os destaques estão os discos “Carnavália” – volumes 1 e 2, registros sonoros de um espetáculo memorável realizado no Café Concerto Casa Grande, em 1968, produzidos pelo MIS RJ, e dirigidos por Ricardo Cravo Albin. Esses LPs reúnem 87 clássicos do cancioneiro carnavalesco, interpretados por Marlene, Blecaute e Nuno Roland. O espetáculo “Carnavália” foi idealizado por Eneida Villas Boas, pesquisadora e referência na cultura do Carnaval. Em plena efervescência da década de 1960, o show não apenas relembrou a grandiosidade das antigas festas de rua, mas também proporcionou um respiro nostálgico para um público sedento por alegria em tempos difíceis. O resultado foi uma homenagem inesquecível ao espírito carnavalesco e à musicalidade carioca e brasileira.

Além desses discos, o Selo MIS lançou também um dos registros mais importantes do museu, que é o LP “As dez grandes escolas cantam para a Posteridade seus sambas-enredo de 1968 – Grupo 1”. Esse foi o primeiro disco de samba-enredo da história, servindo como precursor para as futuras gravações do gênero, que seriam amplamente divulgadas pela gravadora Som Livre. Com sambas de escolas como Mangueira, Império Serrano, Salgueiro e Portela, essa gravação marcou o início da tradição de eternizar os enredos carnavalescos.

Ao longo dos anos, o Rio de Janeiro consolidou-se como a capital mundial do Carnaval, com a sua tradição de blocos, escolas de samba e celebrações que transformam a cidade em um grande palco a céu aberto. Um lugar que possui um espírito festivo e tem a capacidade de transformar música em identidade, reunindo milhões de foliões pelas ruas e bairros. Músicas como “Mamãe Eu Quero”, ”Pavuna”, “Pra Você Gostar de Mim (Taí)”, “Touradas em Madri” e “Cidade Maravilhosa”, são alguns dos sucessos que estarão na playlist da Web Rádio MIS RJ, em três horários diferentes, 9h, 15h e 21h.

No embalo de músicas que marcaram muitos carnavais da cidade maravilhosa, vamos entrar no clima da folia, com pérolas inesquecíveis salvaguardadas no Museu da Imagem e do Som. Se você quer mergulhar na memória musical do Carnaval e explorar o acervo do MIS RJ, venha conhecer esse patrimônio sonoro e cultural. Basta mandar um e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita no Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.

Publicado em 1/3/2025 por Márcia Benazzi e Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento