Mulheres escrevem o futuro: MIS RJ recebe apresentação de roteiros do curso de dramaturgia
- 04/04/2025
Nesta sexta-feira (4/4), o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, na sede da Praça XV, recebeu a apresentação dos projetos de roteiro desenvolvidos pelas alunas do curso FIC de assistente de dramaturgia. A atividade faz parte do Programa Mulheres Mil, voltado à capacitação de mulheres cis e trans em situação de vulnerabilidade social. O evento contou com a presença especial do roteirista e produtor Zé Brandão, referência na área da animação no Brasil e sócio do Copa Estúdio, que comentou os projetos apresentados ao longo do dia.
“O curso é uma iniciativa que reforça o papel social do MIS RJ como espaço de formação e democratização do acesso à cultura e ao audiovisual. É importante que as mulheres tenham voz, que expressem os seus sonhos através dessa capacitação inovadora e inclusiva, que escrevam com criatividade as suas próprias histórias”, disse o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.
Com as aulas iniciadas em novembro de 2024, o curso é realizado por meio de uma parceria do MIS RJ e o Centro Técnico Audiovisual (CTAV), na unidade da Praça XV. Voltado a mulheres cis e trans a partir de 16 anos com ensino médio completo ou em andamento.
Também esteve presente no evento a coordenadora geral do CTAV, Valquiria Quilici, acompanhando a apresentação dos trabalhos e a troca de saberes entre as alunas do curso e o convidado. O encontro acontece das 9h às 16h30 e celebra não apenas os conhecimentos adquiridos pelas participantes, mas também o fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão e à formação profissional no setor cultural.
Publicado em 04/04/2025 por Marcelo Egypto






