Comunicação em pauta: equipe do MIS RJ compartilha experiências na Academia MIS RJ de Cultura 2025
- 08/04/2025
Na tarde de ontem (7/4), aconteceu à terceira palestra da Academia MIS RJ de Cultura 2025. O encontro reuniu a equipe de comunicação do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que compartilhou com os servidores os bastidores do setor responsável por aproximar o museu do público, da mídia e dos pesquisadores.
“A comunicação é a ponte que conecta o que fazemos aqui dentro com a sociedade. Ela é essencial para a valorização da memória e da cultura que o museu preserva. Quando comunicamos bem, não só informamos, mas também inspiramos, educamos e construímos vínculos com o público. Por isso, é fundamental que todos os servidores compreendam o poder da comunicação para fortalecer a imagem do museu e ampliar o alcance do nosso trabalho”, afirmou o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.
A palestra destacou o papel fundamental da comunicação institucional na preservação e difusão da memória do museu, que neste ano completa 60 anos de existência.
A primeira a falar foi Márcia Benazzi, responsável pela gerência de produção, que iniciou sua fala relembrando os quatro anos da Rádio MIS RJ, lançada em 2/4/2021. Márcia contou sobre o processo de criação da rádio, suas transformações ao longo do tempo e o impacto do projeto como ferramenta de divulgação do acervo do museu. Também destacou a relevância do projeto Depoimentos para a Posteridade e reforçou a importância da comunicação como instrumento de fortalecimento institucional.
Em seguida, Marcelo Egypto, redator e assessor de comunicação do MIS RJ, explicou como é produzido o conteúdo para as matérias da Rádio MIS RJ, além de relatar a rotina da assessoria com os contatos da imprensa e o gerenciamento de demandas institucionais.
O designer Vitor Sant’anna compartilhou a sua experiência de 4 anos no MIS RJ, criando artes, logomarcas e plotagens para o museu, ressaltando o cuidado visual na comunicação das ações culturais. Logo após, Elson Ribeiro, responsável pelas mídias sociais, apresentou estratégias para o aumento do engajamento nas redes do MIS RJ, com destaque para o crescimento do número de seguidores e o fortalecimento da presença digital da instituição.
A Academia MIS RJ de Cultura é um projeto que promove o intercâmbio de saberes entre os servidores e fortalece o entendimento sobre o funcionamento interno do museu. Os encontros acontecem mensalmente, sempre às segundas-feiras. Nesta edição de 2025, o projeto se abre à participação da sociedade, com a oferta de 5 vagas para o público externo, mediante inscrição no site: https://www.rj.gov.br/servico/inscricao-na-academia-mis-de-cultura-2025167
A próxima palestra está marcada para o dia 5/5 e quem comandará será Bárbara de Andrade, responsável pelo Sonoro/Audiovisual da instituição.
Publicado em 08/04/2025 por Marcelo Egypto









