Jornalista do Rio Grande do Norte, Valério Andrade, é recebido pelo presidente do MIS RJ
- 17/04/2025
Na manhã de hoje(17), o presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu em seu gabinete na sede Lapa, a visita ilustre do jornalista, pesquisador e colecionador Valério Marinho de Andrade, acompanhado de Marillac Freire, que integra o conselho do Círculo de Arte do Nordeste. A reunião contou com a participação da assessora-chefe do museu, Márcia Benazzi.
“É muito importante a conexão com pessoas que participaram dos primeiros movimentos de formação do MIS RJ, como é o caso do jornalista Valério, que integrou o Conselho de Cinema do nosso museu à época da gestão de Ricardo Cravo Albin. Além disso destaco que, como colecionador e pesquisador, Marinho pretende doar centenas de itens, como reproduções fotográficas, para o acervo da nossa instituição, o que muito nos orgulha”, afirmou o presidente Cesar.
Valério Marinho de Andrade é o diretor do Festival de Cinema e Televisão de Natal e, para além da proposta de doação da sua coleção, com reproduções fotográficas de políticos brasileiros e estrangeiros publicadas em jornais e revistas, um raro material para ser preservado através da digitação, assim como artigos de colunistas famosos de todo o país, o jornalista comunicou ao presidente Cesar que o MIS RJ será agraciado com o Diploma do Mérito Cultural, pela sua importância na preservação da Cultura Brasileira, no ano em que comemora os seus 60 anos de fundação. A honraria é concedida pelo Círculo de Arte do Nordeste em colaboração com o Conselho de Cultura do Rio Grande do Norte.
Valério Marinho e Marillac Freire conheceram a Fototeca Estadual do Rio de Janeiro, sediada no MIS Lapa, inaugurada em 2025, e se encantaram com o espaço dedicado à preservação e pesquisa do acervo imagético fluminense.
Publicado em 17/04/2025 por Márcia Benazzi






