MIS RJ recebe visita de Marília Barbosa e de João Carlos Martins para diálogo sobre parcerias com o Renascença Clube.
- 17/04/2025
O Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu, na tarde de hoje(17), a visita de Marília Barbosa, que presidiu o MIS RJ entre 1999 e 2002, e de João Carlos Martins, vice-presidente Cultural e Artístico do Renascença Clube. A reunião com o presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro e a Diretora Técnica Úrsula Resende, teve como pauta a renovação do Acordo de Cooperação Técnica entre as instituições.
“A parceria com o Renascença Clube é essencial para fortalecermos a preservação e a difusão da cultura afro-brasileira. Essa cooperação nos permite somar esforços, compartilhar conhecimentos e ampliar o alcance das ações educativas e culturais que valorizam nossa memória e nossa história”, disse Cesar Miranda Ribeiro.
O acordo visa fortalecer a integração institucional, promovendo o intercâmbio de profissionais, o desenvolvimento de projetos conjuntos e a valorização da cultura afro-brasileira. A parceria prevê ações de capacitação, preservação e promoção de memória do Renascença Clube e das tradições que ele representa, além de iniciativas em áreas de atuação comuns com o MIS RJ.
Durante o encontro, os representantes conversaram sobre a possibilidade de trocas de espaços entre as instituições visando potencializar atividades culturais e educativas. Também discutiram formas de o Renascença utilizar conteúdos e materiais do acervo do museu em projetos voltados para crianças e escolas, por meio de oficinas e outras ações de cunho pedagógico e cultural.
Outro ponto levantado foi à utilização do Estúdio Chacrinha de Podcast/Videocast da Rádio MIS RJ, para a realização de entrevistas, como com escolas de samba, ampliando a valorização do samba como patrimônio cultural não só do Brasil, mas de relevância internacional.
A reunião reforçou o compromisso mútuo com a preservação da memória, a promoção da cultura afro-brasileira e o incentivo à educação e à arte como ferramentas de transformação social.
Publicado em 17/04/2025 por Marcelo Egypto





