PERCUSSÃO É TEMA DE EXPOSIÇÃO NO MIS RJ

  • 18/08/2021

PERCUSSÃO É TEMA DE EXPOSIÇÃO NO MIS RJ

Quinta (19/08), o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, inicia o ciclo de exposições do segundo semestre de 2021, apresentando mensalmente um tema ou personalidade do seu rico acervo, sendo o primeiro sobre percussão.

Nessa primeira mostra foram selecionados seis instrumentos de percussão pertencentes à coleção Almirante: caxixi, afoxé, triângulo, matraca, sino e agogô; uma capa de disco da coleção MIS, do setor sonoro; e a reprodução de uma fotografia, da coleção Almirante, do setor iconográfico.

Para aguçar os sentidos e fortalecer a interação do público durante a exposição, haverá uma playlist com músicas referentes ao tema percussão, além da exibição nas tevês de uma fotomontagem com capas de discos e trechos de filmes com conteúdos correlatos.

“A intenção dessas narrativas expográficas é permitir que o público visitante do MIS conheça um pouco do que temos em nossos acervos, e cada vez mais democratizar o acesso aos diferentes conteúdos das coleções que o museu preserva”, destacou o presidente do MIS, Cesar Miranda Ribeiro.

Que tal conhecer um pouco mais sobre os instrumentos e objetos que farão parte da exposição?

Caxixi- Originário da África, remanescente da cultura bantu e trazido pelos escravos para o Brasil. Formado de palha trançada compondo uma espécie de cestinha fechada por uma rodela de cabaça, e encimada por alça. Em seu interior contém sementes secas. Seu som é produzido com a agitação do instrumento. Até hoje é muito utilizado nas rodas de capoeira junto com o berimbau.

Afoxé- Esse é um dos instrumentos, que ao lado de atabaques e do agogô são tocados na dança do afoxé, manifestação popular de matriz africana. Trata-se de uma cabaça revestida por uma rede de sementes. Ao se girar o cabo do instrumento num sentido e a estrutura de contas ou sementes para o outro, o som é produzido.

Triângulo- Instrumento de ferro forjado e retorcido configurando um triângulo vazado, onde o som é provocado pelas vibrações do bastão ou baqueta com que é tocado. É bastante comum nos gêneros musicais nordestinos, como o xote e o baião, em parceria com o acordeão e a zabumba.

Matracas - Constituído por dois pequenos blocos de madeira que produzem som quando batidos um contra o outro, tendo ao centro de cada bloco, tira de couro para encaixar a mão. As matracas são muito utilizadas na festa folclórica do Bumba meu boi.

Sino- Espécie de campana com badalo em seu interior, similar ao cincerro, sineta para ser pendurada no pescoço de animais, a fim de guiar ou reunir o rebanho.

Agogô- Instrumento confeccionado em ferro batido.Composto por dois cones (um ligeiramente maior do que o outro) interligados a uma alça em forma de gota. O som é tirado com o uso de baqueta de metal ou vara de madeira. Chegou às Américas trazido pelos escravos e foi incorporado tanto nos rituais religiosos, como nas baterias das escolas de samba.

Capa de disco apresentada junto aos instrumentos de percussão é referente ao LP Batucada Fantástica Vol. 3 – Luciano Perrone e seus ritmistas brasileiros.Lançado em 1972, pela Musidisc. Desenho da capa feito pelo artista plástico Aldemir Martins (1922-2006).

Reprodução fotográfica da dupla Zé da Zilda e Zilda do Zé. Foto Halfeld. Coleção Almirante. Zé segura uma cuíca, e sua parceira Zilda, um afoxé. José Gonçalves (1908-1954), o Zé da Zilda foi um grande compositor e escreveu sucessos em parceria com Ataulfo Alves e Cartola. Zilda Gonçalves (1919-2002), a Zilda do Zé, sua parceira na vida e na arte, além de cantar também era compositora.

Com duração de um mês, a exposição ficará aberta ao público de 19/08/2021 a 19/10/2021, no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, sede na Lapa, Rua Visconde de Maranguape n° 15, e o horário de visitação de terça à sexta, das 11:00 às 17:00 h.

Publicado em 18/08/21 por Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento