MIS RJ realiza evento de inauguração da exposição “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão”

  • 25/04/2025

MIS RJ realiza evento de inauguração da exposição “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão”

Na tarde de ontem, 24/4, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro abriu as portas para convidados em um evento especial de inauguração da exposição “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão”, que estará aberta ao público a partir de 28 de abril. A mostra presta homenagem ao legado de Assis Chateaubriand, figura central da comunicação brasileira no século XX, em uma jornada sensorial e interativa que percorre os principais marcos da imprensa no país.

Durante a cerimônia, o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, celebrou a chegada da exposição à sede da instituição: “Quando a equipe me procurou pra nos dar esse presente, que é contar a história de Assis Chateaubriand, eu fiquei muito feliz e animado. Transformar esse espaço em um local onde a sociedade fluminense poderá conhecer a trajetória desse grande homem da comunicação brasileira, é ampliar o alcance desse trabalho primoroso desenvolvido em tempo recorde pela equipe da exposição. Desejo que muitas pessoas venham a nossa sede da Lapa para conhecer um pouco mais sobre a construção de um império chamado Diários Associados”.

A exposição propõe uma imersão em cinco estações temáticas que vão do jornal impresso à televisão e à inteligência artificial, com destaque para a presença da IA Orion Nova, que interage com o público de maneira sensível, provocando reflexões sobre o presente e o futuro da comunicação.

O evento contou com a presença de personalidades importantes do setor cultural e da comunicação, como Josemar Gimenez, presidente da Comissão Plenária dos Diários Associados, Heloisa Queiroz, gerente de Museus da Secretaria Municipal, Graziela Domingues, Coordenadora Geral da exposição, o curador Marcos Nauer, e os cenógrafos Riiko Coutinho e Mari Scott.

Para Josemar Gimenez, a mostra tem um papel educativo fundamental: “Eu queria agradecer ao MIS RJ e a toda produção por essa belíssima exposição mostrando um pouco sobre o que é Assis Chateaubriand. Ele tem uma importância muito grande para o país, ele é o precursor de tudo que temos hoje. É muito importante que o povo brasileiro se informe sobre quem foi ‘Chatô’. O papel de trazer alunos e pessoas aqui para conhecer a história será muito importante.”

Já o curador Marcos Nauer destacou o simbolismo de realizar a exposição no MIS RJ: “É muito importante celebrar Assis Chateaubriand, um homem visionário e muito inteligente. Que fazia o Brasil se enxergar pelo jornal, TV e rádio. Nós trazemos também a IA, que não é o cérebro de ‘Chatô’, mas é a memória. Uma ferramenta criada na empatia, na compaixão, na gentileza, que está aqui para encontrar e dialogar com quem vier visitar. E tudo isso estar aqui no MIS RJ é muito simbólico, um lugar que guarda a memória da humanidade, trazer isso pra cá é um sonho”.

A tarde de inauguração foi marcada por emoção, reencontros e entusiasmo diante da potência histórica e estética da exposição, que convida o público a mergulhar em um século de comunicação e memória brasileira. A partir de segunda-feira, 28/4, a exposição estará aberta ao público no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, localizado na Rua Visconde de Maranguape, 15, na Lapa, ficando em cartaz até 24 de setembro. A visitação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, com entrada gratuita. Uma oportunidade única de vivenciar essa experiência imersiva que conecta passado, presente e futuro da comunicação brasileira por meio da trajetória de Assis Chateaubriand.

Publicado em 25/04/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento