VIDEOCAST SOBRE ALMIRANTE ENCERRA AS COMEMORAÇÕES PELOS 4 ANOS DA RÁDIO MIS RJ
- 30/04/2025
Encerrando as comemorações pelos 4 anos da Rádio MIS RJ, publicamos hoje(30/4), o videocast sobre Almirante, "a mais alta patente do Rádio”, com a participação especial dos pesquisadores, Osmar Frazão e Roberto Salvador. A entrevista conduzida pela jornalista do museu, Márcia Benazzi, está disponível no Canal do YouTube pelo link https://www.youtube.com/watch?v=_y6Uh99jdS0, e será também exibida em formato de podcast no mesmo dia, em três horários, 9h, 15h e 21h, na programação da radio.mis.rj.gov.br
Para o presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro – “É muito importante homenagear um dos mais famosos radialistas de todos os tempos, Henrique Foréis Domingues, no mês em que comemoramos os quatro anos da Rádio MIS RJ, principalmente porque ele deixou um legado excepcional que temos orgulho em salvaguardar, que é a Coleção Almirante. São milhares de itens como fotos, instrumentos musicais, livros, discos, partituras, roteiros de programas, cartas de ouvintes, que ele colecionou durante muitos anos e que contam a trajetória do rádio, e também da Música Popular Brasileira”.
Em uma hora de bate papo com Frazão e Salvador, descobrimos que ambos conheceram o Almirante de forma inusitada, quando estavam iniciando a carreira artística. Cada um traz na lembrança o impacto de escutar pelo rádio, quando crianças, “Incrível! Fantástico! Extraordinário!”, programa criado por Almirante no final dos anos 40 para a Rádio Tupi, que abordava uma temática inédita, o sobrenatural, e que se transformou em sucesso absoluto! Também vão relembrar as marchinhas carnavalescas, cantadas pelo “Bando de Tangarás”(composto por Almirante, Braguinha, Noel Rosa, Henrique Brito e Alvinho), como “Na Pavuna”, “Touradas de Madri”, “Yes, nós temos bananas” e “O orvalho vem caindo”, sempre com histórias de bastidores que não estão nos livros mas na memória desses dois grandes radialistas. Mas porque ele era chamado de Almirante, e recebeu esse título da “mais alta patente do Rádio”? Essas e outras questões são respondidas por Frazão e Salvador no segundo videocast da Rádio MIS RJ! Será um prazer muito grande contar com a sua audiência!
O carioca Henrique Foréis Domingues nasceu em 19 de fevereiro de 1908. Foi cantor, compositor, ritmista, locutor, dublador, produtor radiofônico e pesquisador. Duas curiosidades interessantes: ele só escrevia a palavra Rádio com R maiúsculo, pelo respeito e grande admiração que tinha pelo veículo. E, quando o Governador Carlos Lacerda, idealizador do MIS RJ, adquiriu o seu acervo em 1965, Almirante veio junto para continuar cuidando desse valioso material e foi contratado como curador do arquivo, atendendo ao público na sede do MIS da Praça XV.
Os nossos convidados, Osmar e Roberto, parceiros nossos que abrilhantam com muita maestria e conhecimento diferentes projetos do museu, são profundos conhecedores da história do rádio e da música brasileira. Osmar Frazão é ator, crítico, jornalista e radialista. Foi diretor da Rádio Nacional e iniciou a sua carreira artística no final da década de 50, como ator de consagrados programas de humor. Atuou também na televisão e no teatro. Durante duas décadas, comandou o programa, “Histórias do Frazão”, na Rádio Nacional. Roberto Salvador, começou adolescente na Rádio Nacional, atuando no rádio teatro e depois no radiojornalismo. Participou da equipe que fundou a TV Educativa do MEC, trabalhando por quase vinte anos. É autor do livro “A era do radioteatro, o registro da história de um gênero que emocionou o Brasil”. E apresenta, desde 2020, “A história do Rádio”, com mais de 100 episódios disponíveis no seu canal no YouTube.
A Coleção Almirante conta com mais de 59 mil itens, distribuídos por todos os setores do MIS RJ: biblioteca, sonoro, tridimensional, textual, partituras, institucional e audiovisual. São testemunhos da sua dedicação incondicional à preservação da memória musical do nosso país . É importante destacar que esses milhares de itens estão à disposição da sociedade e se transformaram em importante fonte de pesquisa sobre o folclore e a música popular brasileira.
No ano que o MIS RJ completa 60 anos, assim como a Coleção Almirante, faço aqui um convite para que cariocas, fluminenses e brasileiros venham ao Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro descobrir essas pérolas e se encantar com esse rico material! Para isso, basta mandar um e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.bre agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin.
O videocast/podcast sobre Almirante foi produzido pela equipe de comunicação: entrevista e roteiro, Márcia Benazzi; sonorização, Renato Alencar; gravação no estúdio, André Luis Pereira e Cicinio Maia; mídias sociais e edição, Elson Ribeiro; comunicação, Marcelo Egypto; designer, Vítor Sant’Anna.
A Rádio MIS RJ tem muito orgulho dessa homenagem ao Almirante, um dos maiores radialistas de todos os tempos que o Brasil conheceu, no encerramento das festividades pelos 4 anos no ar! Para acompanhar as histórias de Osmar Frazão e Roberto Salvador contando detalhes sobre “a mais alta patente do Rádio”, basta acessar o Canal do YouTube pelo link https://www.youtube.com/watch?v=_y6Uh99jdS0, ou ouvir o mesmo conteúdo no formato podcast, no mesmo dia 30/4, em três horários, 9h, 15h e 21h, na programação da radio.mis.rj.gov.br
Publicado em 30/4/2025 por Márcia Benazzi









