Setores Sonoro e Audiovisual são temas da Academia MIS RJ de Cultura 2025

  • 06/05/2025

Setores Sonoro e Audiovisual são temas da Academia MIS RJ de Cultura 2025

Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, aconteceu na tarde de ontem, 5/5, a quarta palestra da Academia MIS RJ de Cultura 2025. Bárbara Andrade, responsável pelos setores Sonoro e Audiovisual da FMIS RJ, compartilhou com os servidores a complexa rotina de preservação de dois dos maiores acervos da instituição.

O setor sonoro e audiovisual são pilares da história do museu, e é por meio deles que conseguimos manter viva a memória musical e cinematográfica do nosso país. Preservar esse acervo é preservar a nossa identidade cultural. Temos planos de investir ainda mais na digitalização e difusão desses materiais, ampliando o acesso ao público e fortalecendo parcerias com instituições de pesquisa e ensino”, afirmou o presidente da FMIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

O setor sonoro foi o primeiro destaque da palestra. Bárbara exemplificou as diferentes etapas do seu trabalho de preservação, desde a aquisição, passando pelo arrolamento, higienização, catalogação e acondicionamento. Explicou também como esse setor dialoga com outras áreas do museu, em especial com o centro de pesquisa, que frequentemente solicita conteúdos do acervo para pesquisadores e projetos institucionais, além da comunicação, com a produção das playlists temáticas publicadas semanalmente, assim como as publicações para as mídias sociais.

O setor audiovisual é composto majoritariamente por VHS, DVDs, HDs e películas, de 35mm e 16mm. Bárbara também ressaltou o trabalho de conservação desses suportes e destacou a importância dos registros dos Depoimentos para a Posteridade, projeto histórico e contínuo da FMIS RJ, que salvaguarda as histórias de personalidades fundamentais da cultura brasileira.

A Academia MIS de Cultura é um projeto que promove o intercâmbio de saberes entre os servidores e fortalece o entendimento sobre o funcionamento interno do museu. Os encontros acontecem mensalmente, sempre às segundas-feiras. Nesta edição de 2025, o projeto se abre à participação da sociedade, com a oferta de 5 vagas para o público externo, mediante inscrição no site: https://www.rj.gov.br/servico/inscricao-na-academia-mis-de-cultura-2025167

A próxima palestra está marcada para o dia 9/6 e contará com Jorge Leandro e Eduarda Pôvoa, responsáveis pelos setores de Biblioteca e Cinema. No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 06/05/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento