Playlist Carlos Lyra: o arquiteto da bossa nova!
- 10/05/2025

Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a Rádio MIS RJ anuncia que pela primeira vez, a partir deste final de semana, a nossa tradicional playlist estará disponível aos sábados e domingos. Estreando a novidade, vai ao ar hoje(10) e amanhã, domingo(11), a Playlist Carlos Lyra, em três horários, 9h, 15h e 21h, com canções que marcaram gerações, especialmente dedicada a um dos nomes mais brilhantes da música brasileira e um dos fundadores da bossa nova.
“Carlos Lyra é um dos pilares da música popular brasileira. Sua obra reflete não só o espírito da bossa nova, mas também o compromisso de uma geração com a beleza, a liberdade e a consciência social. Celebrar Carlos Lyra é celebrar um artista completo, e é uma honra para a FMIS RJ contar com registros tão importantes de sua trajetória”, afirma Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.
Parceiro de nomes como Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli, Nara Leão e Chico Buarque, Lyra ajudou a moldar a sonoridade da bossa nova desde o fim dos anos 50, com músicas que combinavam a leveza dos acordes ao olhar atento para o mundo. Compôs hinos da juventude inconformada, mas também eternizou clássicos românticos. Sua atuação ultrapassou fronteiras da música, foi engajado politicamente, participou do Centro Popular de Cultura (CPC) da União Nacional dos Estudantes (UNE), escreveu trilhas para cinema e teatro, e representou o Brasil no exterior como um dos expoentes da bossa nova.
A FMIS RJ teve a honra de registrar parte dessa trajetória no seu Depoimento para a Posteridade, projeto histórico e contínuo do museu, gravado em 18/3/92. À mesa, estavam Ilmar Carvalho, Lúcio Alves, Sérgio Cabral, Jairo Severiano, Marilia Queiróz Tonini e Norma Pereira Rego, um time de admiradores à altura do homenageado. No acervo do museu, estão preservados mais de 190 itens relacionados a Carlos Lyra, entre fotografias, documentos e gravações, que reforçam sua importância para a cultura brasileira.
Neste fim de semana, convidamos o público a mergulhar na genialidade de Carlos Lyra. Suas músicas, atemporais, seguem emocionando e inspirando com a mesma força de quando foram compostas. Canções como “Só Amor”, “Nós Dois”, “Quando Chegares”, “Você e Eu” e “Coisa mais Linda” estarão na playlist de uma hora e meia de duração, na Rádio MIS RJ, sábado e domingo (10 e 11/5), em três horários, 9h, 15h e 21h.
Celebre conosco esse mestre da delicadeza e da ousadia. Se você quer conhecer mais sobre Carlos Lyra e sua trajetória, a FMIS RJ é o lugar certo para a pesquisa. Basta mandar um e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin. No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.
Publicado em 10/05/2025 por Marcelo Egypto