Playlist Baú da FMIS RJ: Uma viagem pelas coleções do museu!
- 17/05/2025
Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e ao Dia Internacional dos Museus, celebrado amanhã (18/5), a Rádio MIS RJ apresenta neste fim de semana (17 e 18/5) a Playlist Baú da FMIS RJ, uma seleção especial que homenageia grandes nomes da música brasileira em coleções preservadas no acervo do museu. A playlist vai ao ar sábado e domingo, em três horários, 9h, 15h e 21h, com canções que ajudam a contar a história da nossa música.
“A FMIS RJ é mais do que um museu, é o guardião da memória cultural do Brasil. As coleções que preservamos são tesouros que atravessam gerações e mantêm viva a identidade musical do país. Celebrar o Dia Internacional dos Museus é reafirmar nosso compromisso com a preservação, o acesso e a valorização desse patrimônio”, afirma Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.
Entre os destaques da programação estão sete artistas fundamentais para a cultura brasileira e que têm parte de sua trajetória salvaguardada na instituição. A primeira coleção de um músico adquirida pelo museu foi a do Almirante, em 1965, um marco na formação do acervo e um reconhecimento à importância do pesquisador, radialista e cantor para a construção da memória da música popular. Na sequência, vieram coleções como a de Jacob do Bandolim (1974), mestre do choro e nome essencial para a música instrumentista brasileira, Elizeth Cardoso (1979), a eterna Divina, e Nara Leão (1990), musa da bossa nova e voz do engajamento político.
Mais recentemente, a FMIS RJ recebeu as coleções de Garoto (2021), Ivan Lins (2023) e Marlene (2024), todas adquiridas na atual gestão do presidente Cesar Miranda Ribeiro. Essas novas incorporações reforçam o papel ativo do museu na valorização da memória musical, trazendo para o público um acervo vivo, em constante expansão e diálogo com diferentes épocas.
Neste fim de semana, convidamos o público a mergulhar nesse verdadeiro baú da música brasileira. Canções como “Isso não se faz”, “Corta Jaca”, “Brejeiro”, “As rosas não falam” e “Naquele Tempo”, que foram interpretadas ou compostas por esses grandes artistas, que marcaram estilos, movimentos e gerações, estarão na playlist de uma hora e meia de duração, na Rádio MIS RJ, sábado e domingo (18 e 19/5), em três horários, 9h, 15h e 21h.
Se você quer conhecer mais sobre as coleções preservadas pela FMIS RJ, o nosso Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin está de portas abertas. Basta mandar um e-mail para saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agendar sua visita. No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.
Publicado em 17/05/2025 por Marcelo Egypto









