Mensagem do Presidente da FMIS RJ pelo Dia Internacional dos Museus – 18 de maio de 2025

  • 18/05/2025

Mensagem do Presidente da FMIS RJ pelo Dia Internacional dos Museus – 18 de maio de 2025

O Dia Internacional dos Museus (DIM), celebrado todos os anos em 18 de maio e coordenado globalmente pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), é uma oportunidade para refletirmos sobre o papel fundamental dos museus na sociedade contemporânea. Em 2025, o tema proposto, “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Transformação” convida instituições culturais de todo o mundo a pensar como podem se adaptar e contribuir em meio às intensas mudanças sociais, tecnológicas e ambientais que vivemos.

Inspirada por essa temática, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (FMIS RJ) reafirma, neste ano em que celebra seis décadas de existência, seu compromisso com a cultura e a sociedade. Ao longo de sua trajetória, a FMIS RJ tem se mantido na vanguarda, promovendo o acesso ao conhecimento, valorizando a educação e fortalecendo os laços com a comunidade. Mais do que um espaço de contemplação, o museu é um lugar de formação, capacitação e troca de saberes, onde o patrimônio cultural é cuidadosamente catalogado, salvaguardado e preservado para as futuras gerações. Isso só é possível graças às doações generosas de músicos, compositores, artistas, radialistas, jornalistas, historiadores, museólogos e tantos outros que confiaram à instituição a missão de manter viva a memória cultural brasileira.

A FMIS RJ tem sua essência ancorada em três pilares fundamentais: Cultura, Educação e Memória. Em um momento em que a sociedade passa por profundas transformações, é essencial resgatar e revisitar o passado para construir o futuro. Nossas músicas de ontem continuam a inspirar os compositores de hoje, que, mesmo diante dos avanços tecnológicos, buscam nas raízes da nossa cultura elementos para criar novas expressões sonoras.

Nesse contexto, a Inteligência Artificial surge como uma aliada poderosa. A FMIS RJ está atenta a essa evolução e busca integrar essa tecnologia às suas atividades de forma ética e responsável. A IA tem o potencial de aperfeiçoar processos internos, ampliar o acesso às coleções e revelar informações antes inacessíveis, superando barreiras históricas como a escassez de recursos, de pessoal ou de espaço físico. Contudo, a tecnologia nunca substituirá o talento criativo dos profissionais da cultura, mas sim os apoiará na missão de tornar o conhecimento mais acessível e dinâmico.

Para aprofundar essa discussão, a FMIS RJ convida a todos para um debate ao vivo sobre o uso da Inteligência Artificial no setor museal, que será realizado no dia 21 de maio, às 15h, no canal oficial do museu no YouTube. O evento contará com especialistas em IA e profissionais da museologia em um diálogo sobre responsabilidades, desafios e oportunidades.

Neste Dia Internacional dos Museus, mais do que comemorar, propomos uma reflexão: o museu é uma ponte entre o passado e o presente e a esperança de um futuro mais consciente, criativo e justo.

Parabenizo todos os profissionais e servidores dos museus ao redor do mundo, que, com dedicação e coragem, enfrentam desafios diários com um propósito universal: preservar a identidade de cada povo e sociedade.

Cesar Miranda Ribeiro 

Presidente 

Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro (FMIS RJ)


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Top 5

top1
1. A Felicidade

Agostinho dos Santos

top2
2. Céu e Mar

Agostinho dos Santos

top3
3. Estrada do Sol

Agostinho dos Santos

top4
4. Graças a Deus

Agostinho dos Santos

top5
5. Na Solidão da Noite

Agostinho dos Santos

Anunciantes