Museus e IA: especialistas refletem sobre inovação e memória em live da FMIS RJ!

  • 22/05/2025

Museus e IA: especialistas refletem sobre inovação e memória em live da FMIS RJ!

Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a FMIS RJ promoveu na tarde de ontem, 21/5, uma live especial com o tema “Inteligência Artificial e o setor museal: o impacto da IA nas atividades de um museu, responsabilidades, aplicações e tendências futuras”. Com duas horas de duração, a transmissão reuniu especialistas das áreas de museologia, tecnologia e inovação em uma conversa de alto nível transmitida pelo canal oficial da instituição no YouTube. A iniciativa busca fomentar o debate sobre os caminhos da cultura e do patrimônio em tempos de transformação digital.

O presidente da FMIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, idealizador da Live, deu as boas-vindas aos participantes - “É um prazer estar aqui, nesse evento tão importante, trazendo pessoas importantes para falarmos sobre esse tema tão significativo para a sociedade. Onde damos um start em relação ao museu e ao que pensamos e queremos encontrar com a entrada da Inteligência Artificial no nosso dia a dia. Agradeço a todos os participantes e que possamos ter uma boa conversa”.

Mediada pela jornalista e gerente de produção da FMIS RJ, Márcia Benazzi, a live começou com uma breve apresentação dos convidados, passando, em seguida, para o primeiro tema: preservação digital e catalogação de acervos. O presidente deu início as falas, seguido por Natasha Ferrão, museóloga da FMIS RJ, Adalberto Generoso, CEO da Yapoli Ativos Digitais, e Ingrid Fiorante, museóloga e coordenadora de museologia da Superintendência de Museus(Secec RJ), que refletiram sobre os avanços e desafios na digitalização e no gerenciamento técnico de acervos museológicos com o uso de IA.

Na segunda parte, o debate se concentrou na interatividade com o público e nas experiências imersivas. Nelson Porto, especialista em I.A. Generativa desde 2018, falou sobre Realidade Aumentada(RA) e Virtual(RV), criando novas formas de explorar projetos audiovisuais. O CEO da Lemon Lab, Marcus Freitas, apresentou um trabalho desenvolvido em parceria com a própria FMIS RJ: a regravação do videoclipe “Aí Vem a Marinha”, em comemoração ao centenário de Emilinha Borba, uma parceria com a Marinha do Brasil. O vídeo, gravado com múltiplas câmeras e drones, demonstrou como as tecnologias de ponta podem ser usadas para recriar e valorizar o patrimônio cultural de forma impactante e sensorial, aproximando o público da história por meio de experiências visuais envolventes.

As transformações provocadas pela inteligência artificial, tendências e inovações para o futuro dos museus, além de uma questão crucial quando o assunto é IA, a ética na sua utilização, também foram temas debatidos. Os especialistas discutiram as mudanças em curso e refletiram sobre como as instituições culturais podem se adaptar às novas demandas tecnológicas, mantendo o compromisso com a memória, a inclusão e a criatividade.

No último bloco, para surpresa dos convidados, as perguntas foram formuladas por inteligência artificial, e direcionadas individualmente. Cada convidado compartilhou sua perspectiva de forma pessoal e única, trazendo reflexões sensíveis e criativas que ampliaram ainda mais o olhar sobre os temas discutidos ao longo da conversa.

Com duas horas de duração, a live foi um sucesso de público e engajamento. Mais de 200 pessoas acompanharam a transmissão, participando ativamente nos comentários. A iniciativa reforça o compromisso da FMIS RJ em promover diálogos relevantes sobre o presente e o futuro do setor cultural. A gravação foi incorporada ao acervo da instituição e pode ser solicitada pelo público e pesquisadores através do e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br , e também está disponível no canal da FMIS RJ no YouTube, e pode ser assistida por meio do link: https://www.youtube.com/watch?v=ItxPJazu4Bk Participaram da produção da Live, no suporte tecnológico e de informática, André Luiz Pereira; mídias sociais, Elson Ribeiro; comunicação, Marcelo Egypto; coordenação de vídeo, Cicinio Maia; designer, Vitor SantAnna.

No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 22/5/2025 por Marcelo Egypto e Márcia Benazzi


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento