Presidente da FMIS RJ participou da formatura da primeira turma do Curso FIC Assistente de Dramaturgia
- 23/05/2025
Em 2025, quando a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro completa 60 anos, é com satisfação que compartilhamos a participação em um evento muito importante para a formação profissional de jovens mulheres. Ontem (22/5), aconteceu a cerimônia de formatura da primeira turma do curso FIC Assistente de Dramaturgia do CTAV, no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), no Centro. O evento contou com a presença do presidente da FMIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, à convite de Valquíria Quilici, coordenadora geral do CTAV.
“Estou orgulhoso como gestor da Fundação, de participar de um momento marcante como esse, a formatura das alunas do curso de assistente de dramaturgia promovido pelo CTAV, que o museu abraçou e sediou com muito carinho! Desejo a todas, que tenham uma trajetória inspiradora, criativa, repleta de bons trabalhos e muito êxito na caminhada que agora iniciam como profissionais do setor audiovisual”, afirmou o presidente Cesar Miranda Ribeiro.
Durante o evento, marcado por muita emoção, estiveram presentes os familiares das formandas, felizes com mais essa conquista profissional, além da equipe da FMIS RJ, a diretora técnica operacional, Úrsula Resende e a chefe-de-gabinete, Marina Araújo; e demais integrantes do projeto, Roseantony Bouhid, coordenadora do Programa Mulheres Mil e Felipe Barros, chefe da divisão educacional do CTAV, professor do IFRJ. É importante destacar a parceria da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), principalmente na figura do diretor de Planejamento e Desenvolvimento da Educação - PROEN/IFRJ, Clenilson Sousa Júnior. Valquíria Quilici e Clenilson Souza Júnior reiteraram que o trabalho profícuo entre as três instituições deve prosseguir.
O curso FIC Assistente de Dramaturgia, iniciado em novembro de 2024, foi realizado por meio de uma parceria entre a FMIS RJ e o Centro Técnico Audiovisual (CTAV), na sede da Praça XV. Foi mais um passo dado pela Fundação no apoio à educação, principalmente ancorado na sua missão de democratização da cultura brasileira, tendo como um dos objetivos a promoção da igualdade de gênero no audiovisual.
Com o apoio do Programa Mulheres Mil e voltado a mulheres cis e trans a partir de 16 anos, o curso foi ministrado durante 5 meses com uma proposta inovadora, de capacitação criativa, e que celebrou não só os conhecimentos adquiridos pelas participantes, mas também o fortalecimento de políticas públicas voltadas à inclusão e à formação profissional no setor cultural.
Publicado em 23/5/2025 por Márcia Benazzi e Elson Ribeiro





