60 ANOS DA FMIS RJ, TRIBUTO À MÚSICA BRASILEIRA ESTREIA SÁBADO, 24 DE MAIO

  • 24/05/2025

60 ANOS DA FMIS RJ, TRIBUTO À MÚSICA BRASILEIRA ESTREIA SÁBADO, 24 DE MAIO

A Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro tem a sua essência ancorada em três pilares fundamentais: Cultura, Educação e Memória. Em um momento em que a sociedade do século XXI passa por profundas transformações, é primordial resgatar e revisitar o passado para construir o futuro. Em comemoração aos 60 anos da FMIS RJ, estreia hoje, 24 de maio de 2025, às 9h, na Rádio MIS RJ, "TRIBUTO À MÚSICA BRASILEIRA", homenageando cantores, compositores, intérpretes, gigantes da MPB que não podem ser esquecidos jamais!

Suas histórias, canções, ritmos e estilos moldaram a identidade cultural nacional. As músicas de ontem continuam a inspirar os compositores de hoje, levando-os às nossas raízes verdadeiramente brasileiras. AGOSTINHO DOS SANTOS é o primeiro dessa série musical, que traz para as novas gerações o que há de melhor, de mais poético, a voz espetacular, potente e suave que marcou o Brasil!

“Agostinho dos Santos é uma referência essencial da nossa música. Sua voz carregava elegância, emoção e uma identidade brasileira única, que atravessou fronteiras e gerações. Homenageá-lo é reconhecer sua importância para a história da música popular e para a construção da memória sonora do país”, afirma Cesar Miranda Ribeiro, presidente da FMIS RJ.

Nascido em São Paulo, em 1932, Agostinho dos Santos ficou conhecido por sua voz aveludada, interpretação sofisticada e contribuição decisiva para a consolidação da Bossa Nova dentro e fora do Brasil. A convite de Tom Jobim e Vinícius de Morais, foi ele o responsável por interpretar a versão original de “Manhã de Carnaval” no filme Orfeu Negro (1959), vencedor do Oscar e da Palma de Ouro, e por ajudar a difundir o gênero no exterior.

Neste fim de semana, o público poderá se encantar com a beleza potente da sua voz em sucessos inesquecíveis como “Manhã de Carnaval”, “A Felicidade”, “Balada Triste”, "Meu benzinho", "Estrada do sol", “Eu e Tu” e“Felícia", e muitas outras canções em uma seleção de 1 hora e 40 minutos de duração, sábado (24) e domingo (25), às 9h, 15h e 21h, na Rádio MIS RJ. A homenagem especial marca a estreia do novo projeto, “60 anos da FMIS RJ - Tributo à Música Brasileira”, reafirmando o compromisso da instituição com a preservação e valorização dos artistas que ajudaram a formar a identidade musical do Brasil.

Quer conhecer mais sobre Agostinho dos Santos? O acervo da FMIS RJ salvaguarda mais de 100 itens relacionados ao cantor, entre discos, entrevistas e fotografias. Para acessar o material, entre em contato pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br e agende uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin. No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 24/5/2025 por Márcia Benazzi e Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento