Cultura e memória em foco: Presidente da FMIS RJ participa da inauguração do Cine São Pedro e visita Museu da Aviação Naval.
- 26/05/2025
A cidade de São Pedro da Aldeia viveu um momento histórico na noite da última sexta-feira (23/5), com a inauguração do Cine São Pedro, segundo cinema do Brasil entregue pelo programa Cinema da Cidade, uma parceria entre a Prefeitura local, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Governo Federal. Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, o presidente Cesar Miranda Ribeiro marcou presença no evento, que reuniu autoridades, parceiros e a população em uma noite de celebração, com direito a pipoca gratuita, exibição de filme ao ar livre e show do cantor Buchecha.
“É uma alegria imensa participar de um momento tão simbólico como este. A inauguração de um equipamento cultural como o Cine São Pedro representa, além do acesso ao audiovisual, um avanço na democratização da cultura. Em um ano tão importante para a FMIS RJ, poder testemunhar a expansão de iniciativas como esta reforça o compromisso com a valorização da memória e da produção cultural do estado”, destacou o presidente da FMIS RJ.
O Cine São Pedro é o segundo cinema inaugurado pelo programa e conta com duas salas com capacidade para 78 e 96 lugares. A iniciativa recebeu investimento de R$ 4,7 milhões e teve as obras executadas pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ). Durante o evento, o público pôde assistir ao filme “Nosso Sonho”, que retrata a trajetória da dupla Claudinho & Buchecha, o cantor foi a atração da noite, que levantou a plateia com sucessos consagrados. Além do presidente da FMIS RJ, estiveram presentes a secretária estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros; o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel; o vice-prefeito Júlio Queiroz; e o deputado federal Aureo Ribeiro.
Durante sua passagem por São Pedro da Aldeia, o presidente também visitou, no dia 24/5, o Museu da Aviação Naval, localizado na Base Aérea Naval da cidade. A visita ao rico e diversificado acervo da instituição foi guiada pelo Sargento Sampaio, profundo conhecedor da história da aviação naval brasileira e grande entusiasta da preservação da memória militar. Com atenção aos detalhes e vasto repertório histórico, Sampaio proporcionou um mergulho no legado da Marinha do Brasil. Em reconhecimento à importância dessa trajetória, a FMIS RJ reafirma seu compromisso com a valorização da memória nacional e não medirá esforços para realizar uma pesquisa aprofundada sobre a história aeronaval em seu acervo fotográfico, com especial atenção à Coleção Augusto Malta.
No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.
Publicado em 26/05/2025 por Marcelo Egypto







