Academia MIS celebra 60 anos da FMIS com destaque para Biblioteca e Cinema

  • 03/06/2025

Academia MIS celebra 60 anos da FMIS com destaque para Biblioteca e Cinema

Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, aconteceu na tarde de ontem, 2/6, a quinta palestra da Academia MIS RJ de Cultura 2025. Eduarda Povôa, responsável pela Biblioteca e pela Divisão de Cinema da FMIS RJ, apresentou aos servidores a diversidade e a complexidade das atividades técnicas e curatoriais que envolvem os dois setores.

“A Biblioteca Almirante e a Divisão de Cinema são pilares fundamentais da preservação do conhecimento e da memória audiovisual brasileira. Elas nos conectam com o pensamento, a arte e a história do país. A dedicação da equipe garante que esse acervo esteja vivo e acessível às novas gerações”, afirmou o presidente da FMIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro.

A palestra teve início com dados da Biblioteca Almirante da FMIS RJ, que leva esse nome em homenagem ao pesquisador e radialista Henrique Foréis Domingues. Seu acervo, disponível para consulta no Banco de Dados Online, conta atualmente com cerca de 17 mil itens, entre livros, periódicos, folhetos e materiais de referência, distribuídos em 21 coleções. A organização e classificação seguem padrões que facilitam o acesso e a localização dos itens.

Eduarda explicou o fluxo de atividades técnicas da biblioteca, que inclui arrolamento, higienização, catalogação, recepção de doações e atendimento a demandas internas e externas. Ela também destacou o trabalho desenvolvido a partir do acervo de José Wilker, oficialmente doado à fundação em 2024, com cerca de 16 mil itens, entre livros, DVDs e CDs. Parte desse material já está catalogada e disponível para consulta, e outra segue em processo de inclusão no Banco de Dados.

Na segunda parte da palestra, Eduarda apresentou o trabalho da Divisão de Cinema, que atua em diálogo direto com o setor Audiovisual. A Videoteca José Wilker, que reúne cerca de 4.500 DVDs, com 1.800 já catalogados, é um dos principais focos de arrolamento e categorização da equipe. O tratamento técnico dos itens envolve coleta minuciosa de informações, como título, elenco, idioma, duração, conteúdo extra e classificação indicativa que, após planilhamento, são integradas ao Banco de Dados em colaboração com o setor Audiovisual.

A Academia MIS de Cultura é um projeto que promove o intercâmbio de saberes entre os servidores e fortalece o entendimento sobre o funcionamento interno do museu. Os encontros acontecem mensalmente, sempre às segundas-feiras. Nesta edição de 2025, o projeto se abre à participação da sociedade, com a oferta de 5 vagas para o público externo, mediante inscrição no site: https://www.rj.gov.br/servico/inscricao-na-academi...

A próxima palestra está marcada para o dia 7/7 e será conduzida por Eliane Antunes, responsável pelos setores Tridimensional, Textual e de Partituras do museu. No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 03/06/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento