Palestra de Alexandre Loureiro sobre o Setor de Partitura na Academia MIS de Cultura
- 24/08/2021
O Setor de Partitura do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro foi tema ontem (23/08), da quarta palestra da Academia MIS de Cultura, com apresentação do instrutor Alexandre Loureiro, músico de formação, há 18 anos no setor. A exposição apresentou uma radiografia completa do rico acervo que coordena, e integra 21 das 36 coleções do MIS RJ. Os documentos estão distribuídos entre as duas sedes, da Lapa e da Praça XV, e atualmente tem aproximadamente 85 mil itens catalogados.
Para o presidente do MIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, “a palestra do Alexandre Loureiro foi importante e esclarecedora para os demais servidores do museu entenderem como funciona o setor de partitura, seu histórico, estrutura, quais os procedimentos para a pesquisa, além dos projetos futuros. E ainda fomos brindados, ao final da exposição, com um arranjo em fase de experimentação musical feito pelo próprio Loureiro, para exibição interna da canção “Deve Haver Alguém”, parceria inédita de Vinícius de Moraes e Luiz Bonfá, uma das pérolas do nosso precioso acervo da Rádio Nacional”.
O funcionamento da Academia MIS de Cultura é restritivo aos servidores do museu, e ocorrerá sempre às segundas-feiras, quando a instituição está fechada para visitantes e pesquisadores. Semanalmente, um servidor será responsável pela palestra apresentando aos demais o seu conhecimento técnico, para melhoria da qualidade dos serviços internos e externos do MIS RJ.
Publicado em 24/08/21 por Márcia Benazzi






