Anos 50 em ondas sonoras: Rádio MIS RJ celebra marcos da comunicação e da música

  • 07/06/2025

Anos 50 em ondas sonoras: Rádio MIS RJ celebra marcos da comunicação e da música

A Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro segue celebrando seus 60 anos com a série “Tributo à Música Brasileira”, projeto especial da Rádio MIS RJ que homenageia artistas, movimentos e momentos marcantes da nossa história cultural. Neste fim de semana, dias 7 e 8 de junho, às 9h, 15h e 21h, a playlist mergulha na sonoridade dos anos 50, década que marcou o início da televisão no Brasil e a consolidação de grandes nomes da música brasileira.

Devemos homenagear os momentos históricos do nosso país, e um deles, certamente, um marco para a comunicação brasileira, foi a primeira transmissão experimental da TV Tupi, nos anos 50. Um homem idealizou esse feito, Assis Chateaubriand. Pra celebrar esse personagem fundamental da história da mídia nacional, convido a população carioca e fluminense para vir na nossa sede da Lapa e descobrir, através da exposição "Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão", as diversas realizações desse visionário que foi Chateaubriand",destaca Cesar Miranda Ribeiro, presidente da FMIS RJ.

O setor sonoro da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, possui um dos mais ricos acervos de salvaguarda da música brasileira. A seleção musical do fim de semana celebra os anos 50, resgatando a efervescência cultural da época, como a força do rádio unindo as regiões brasileiras, as primeiras transmissões televisivas e por grandes vozes da Era do Ouro da nossa música. O ouvinte que nos acompanha e valoriza esse resgate nostálgico, poderá reviver a atmosfera daquela década por meio de músicas como “Nem Eu”, “Vingança”, “A Banda”, “Tropicália”, “Garota de Ipanema”, e muitas outras canções no sábado (7), e domingo (8), às 9h, 15h e 21h, na Rádio MIS RJ.

Em pouco mais de 1 mês desde a abertura da exposição, o museu já recebeu a visita de mais de 1000 pessoas interessadas em conhecer de perto esse importante capítulo da nossa história. A mostra “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão”, em exibição na sede da Lapa, localizada na rua Visconde de Maranguape, nº 15, está aguardando você, de segunda a sexta, das 9h às 18h, para mergulhar nessas narrativas e interagir com o incrível universo de Assis Chateaubriand, muito bem exploradas em cinco estações temáticas: o desenvolvimento da imprensa brasileira, do jornal ao rádio, a chegada da televisão ao ambiente digital.

No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível. 

Publicado em 07/06/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento