Acordo entre FMIS RJ e Clube do Choro de Santos celebra memória da música brasileira

  • 26/06/2025

Acordo entre FMIS RJ e Clube do Choro de Santos celebra memória da música brasileira

Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a FMIS RJ celebrou um importante avanço institucional, a formalização de um Acordo de Cooperação Técnica com o Clube do Choro de Santos, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 25 de junho de 2025. O documento estabelece uma parceria com foco na promoção de atividades culturais voltadas à preservação da cultura e da história das tradições brasileiras, com ênfase na memória do compositor Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto.

“O acordo com o Clube do Choro de Santos é mais uma prova de que a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro rompe as barreiras geográficas em prol da memória da música brasileira. É um passo significativo que consolida o que começamos a construir durante a visita a Santos, em 2024. Tenho certeza de que essa união vai render frutos para pesquisadores, educadores, músicos e o público em geral”, afirmou Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.

A cooperação prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos, intercâmbio de profissionais, ações educativas e comunicacionais, além de iniciativas voltadas à difusão dos acervos das duas instituições. O acordo também reforça o compromisso com a valorização da trajetória de Garoto, um dos mais importantes multi-instrumentistas da música brasileira.

O Clube do Choro de Santos, organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e mantenedor da Escola de Choro e Cidadania Luizinho 7 Cordas, foi o ponto de partida dessa parceria. Durante a visita realizada em 2024, o presidente Cesar Miranda Ribeiro conheceu a instituição, estreitou relações e gravou o primeiro episódio do vídeocast Chorocast Música e Cidadania. Na ocasião, destacou a relevância do acervo musical brasileiro e a importância de Garoto, patrono do clube, cujo acervo preservado se constitui em uma das mais ricas da FMIS RJ, a Coleção Garoto, com milhares de itens distribuídos por diversos setores: iconográfico, tridimensional, textual, sonoro e biblioteca.

"Nossa intenção com esse acordo é realizar ações formativas e didáticas gratuitas, que incentivem o estudo da vida e obra do genial Garoto entre os alunos da Escola de Choro, da rede formal de ensino e do público em geral. Queremos fomentar a pesquisa e contribuir para a formação e a educação musical, trazendo a memória do Garoto para o cotidiano das novas gerações", afirmou Luiz Pires, diretor do Clube do Choro de Santos.

A parceria entre a FMIS RJ e o Clube do Choro de Santos reforça o compromisso mútuo com a memória da música nacional e amplia as possibilidades de acesso público aos acervos, tanto de forma remota quanto presencial. No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 26/06/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento