Presidente da FMIS RJ participa de debate cultural no Diálogos RJ

  • 02/07/2025

Presidente da FMIS RJ participa de debate cultural no Diálogos RJ

Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, o presidente da instituição, Cesar Miranda Ribeiro, participou hoje, 2/7, do ciclo de debates Diálogos RJ, promovido pelo jornal O GLOBO. Ao lado da Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, e de Clara Paulino, presidente da Fundação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a conversa abordou a temática “Do Sambódromo ao MIS: a potência das culturas do Rio”, destacando o papel das instituições na preservação e difusão da identidade cultural do estado. O debate teve mediação do jornalista Rafael Galdo e foi coordenado por Luiza Kanaan.

A Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro salvaguarda toda essa cultura da sociedade carioca, fluminense e brasileira. Isso faz com que a gente tenha a capacidade de entender que todos esses recursos que chegam são justamente para ampliar nossa edificação. Vamos ganhar quase 200% de capacidade de guardar mais coleções, com a incorporação da antiga Escola Olenewa ao patrimônio do museu. Isso nos dá mais condição de fazer pesquisa, de abastecer a sociedade com aquilo que é dela, que está guardado e preservado, com o Estado sempre atento às novas coleções", destaca o presidente do museu.

A secretária Danielle Barros também reforçou o papel transformador da cultura na sociedade. “A cultura faz bem, a cultura torna as pessoas melhores. Além dela cumprir todo esse papel, ela ainda é um importante motor de geração de oportunidade, de renda, de PIB, de aumentar receitas, de fato apontar caminhos, inclusive no combate à violência. O mercado da indústria criativa é gigante e muito importante para o nosso país. O Rio de Janeiro é o estado mais criativo do Brasil.”

A presença do presidente da FMIS RJ em um evento com esse perfil reforça a relevância da fundação como referência na valorização da memória sonora e visual do país, e também como agente ativo na formulação de políticas públicas de cultura. Ao celebrar seis décadas de existência, a FMIS reafirma seu compromisso com a cultura fluminense em um momento estratégico de investimentos no setor. Acompanhando o presidente Cesar, estiveram no evento Márcia Benazzi, Gerente de Produção da fundação; Elson Ribeiro, responsável pelas mídias sociais; e Karoline Freitas, repórter fotográfica da instituição, reforçando a presença institucional da equipe da FMIS RJ no debate.

Nos últimos anos, a instituição tem ampliado sua atuação por meio de projetos de digitalização de acervos, exposições de relevância histórica e ações voltadas à educação e à formação cultural. A participação no Diálogos RJ representa não apenas o reconhecimento desse trabalho, mas também a oportunidade de contribuir com reflexões estratégicas sobre o futuro da cultura no Brasil, destacando a importância da memória, da inovação e da articulação entre os diferentes agentes da área.

No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 02/07/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento