Presidente da FMIS RJ recebe gestores para tratar de nova área de acervo

  • 03/07/2025

Presidente da FMIS RJ recebe gestores para tratar de nova área de acervo

Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, o presidente da FMIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, recebeu nesta quinta-feira, 3 de julho, Rogério Duarte, Gestor Executivo da Ilha do Governador, e José Anastácio, Gestor Executivo do Centro do Rio (Subprefeitura). O encontro teve como pauta a possibilidade de apoio na manutenção da antiga Escola Olenewa. A incorporação do espaço ao patrimônio do museu significaria um importante avanço na capacidade de conservação e gestão do acervo da instituição.

“Essa possibilidade representa um ganho concreto para a memória cultural do nosso estado. Incorporar a antiga Escola Olenewa ao patrimônio da FMIS RJ nos permitiria ampliar em quase 200% nossa capacidade de guarda, oferecendo melhores condições para pesquisa, preservação e acesso ao acervo. É um benefício direto para o cidadão carioca e fluminense, que poderá se abastecer ainda mais daquilo que lhe pertence por direito, a memória preservada e acessível da nossa história”, afirmou o presidente da Fundação.

Além de tratar da possível ampliação do espaço físico do museu, a reunião também fortaleceu o diálogo entre diferentes regiões da cidade. José Anastácio participou por ser gestor da região central, onde está localizada a antiga escola, enquanto Rogério Duarte esteve presente para discutir a iniciativa e buscar formas de integrar o acervo e as ações da FMIS RJ a projetos de valorização e pesquisa da memória cultural da Ilha do Governador.

A iniciativa está alinhada ao compromisso do museu com o fortalecimento da política pública de preservação da cultura e da memória audiovisual fluminense. A ampliação da capacidade de guarda e tratamento do acervo reforça o papel da fundação como referência nacional no setor, garantindo melhores condições para o desenvolvimento de ações educativas, pesquisas e exposições que aproximam a sociedade de seu próprio patrimônio.

No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 03/07/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento