Alceu Valença na FMIS RJ: poesia, frevo e paixão pela cultura brasileira

  • 05/07/2025

Alceu Valença na FMIS RJ: poesia, frevo e paixão pela cultura brasileira

Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a Rádio MIS RJ presta homenagem a um dos maiores nomes da música popular brasileira, Alceu Valença, dentro do projeto Tributo à Música Brasileira. Neste fim de semana, dias 5 e 6 de julho, às 9h, 15h e 21h, a programação especial celebra os 79 anos do cantor e compositor pernambucano, completados na última terça-feira, dia 1º. Com uma obra marcada por lirismo, ousadia e uma sonoridade única que une frevo, forró, rock e MPB, Alceu é um verdadeiro ícone da cultura brasileira, com parte de sua trajetória registrada no acervo da FMIS RJ.

"Alceu Valença é um dos artistas mais geniais da nossa música. Sua obra carrega a alma do Nordeste, mas também dialoga com o Brasil inteiro, com o mundo. É poesia, é crítica, é liberdade criativa. É uma honra tê-lo no projeto Tributo à Música Brasileira, e mais ainda contar com registros tão valiosos da sua história em nosso acervo", destaca Cesar Miranda Ribeiro, presidente da FMIS RJ.

Alceu Paiva Valença nasceu em São Bento do Una, interior de Pernambuco, no dia 1º de julho de 1946. Formado em Direito, iniciou sua carreira artística em 1968 e rapidamente se destacou por sua originalidade estética e força poética. Com uma voz marcante e um estilo inconfundível, Alceu construiu uma trajetória que atravessa gerações, unindo tradição e vanguarda, com sucessos que se tornaram clássicos da música brasileira. Sua figura carismática e combativa faz dele não apenas um músico admirado, mas também uma referência na defesa da cultura nordestina e das liberdades democráticas.

Em 2019, Alceu Valença registrou suas memórias, influências e visões sobre a música, o Brasil e o papel da arte na transformação social para o projeto “Depoimentos para a Posteridade” da FMIS RJ. Esse registro integra o acervo da Fundação, onde estão preservados mais de 60 materiais relacionados ao artista, que ajudam a contar sua história e reforçam sua importância como patrimônio cultural do país.

A playlist especial, selecionada por Carlos Filho, coordenador do setor sonoro da FMIS RJ, reúne sucessos como “Anunciação”, “La Belle de Jour”, “Girassol”, “Coração Bobo”, “Tropicana”, além de outras joias do repertório do artista. No sábado (5) e domingo (6), às 9h, 15h e 21h, o público é convidado a acessar a Rádio MIS RJ e mergulhar no universo sonoro do cantor, celebrando sua música, sua voz e sua história.

Quer conhecer mais sobre Alceu Valença e sua trajetória? Agende uma visita ao Centro de Pesquisa, Memória e Documentação Ricardo Cravo Albin pelo e-mail saladepesquisa@mis.rj.gov.br. No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 05/07/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento