Parceria entre FMIS RJ e MIS SP leva imagens raras de Raul Seixas à exposição em São Paulo

  • 11/07/2025

Parceria entre FMIS RJ e MIS SP leva imagens raras de Raul Seixas à exposição em São Paulo

Em comemoração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a FMIS RJ firmou um Acordo de Cooperação Técnica com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo. O acordo é fruto do estreitamento de laços entre as instituições, iniciado com visitas do presidente da FMIS RJ, Cesar Miranda Ribeiro, ao MIS SP, a partir de 2021. Em janeiro deste ano, durante reunião com o diretor-geral do museu paulista, André Sturm, foram discutidas possibilidades de projetos conjuntos, como exposições virtuais e uma edição colaborativa da série Depoimentos para a Posteridade, com personalidades do Rio e de São Paulo.

“Este acordo é fundamental para ampliarmos a visibilidade do nosso acervo, inserindo a FMIS RJ no circuito nacional de grandes exposições. Trabalhar ao lado do MIS SP, uma instituição reconhecida pela inovação e alcance de público, reforça nosso compromisso de preservar a memória cultural brasileira e de levá-la a novos públicos e territórios” disse Cesar Miranda Ribeiro, presidente do museu.

O acordo prevê, inicialmente, a participação da FMIS RJ na exposição ‘O Baú do Raul’, que entrará em cartaz no MIS SP, com a cessão de 25 imagens de Raul Seixas pertencentes às coleções dos jornalistas Sérgio Cabral e Nelson Motta. Como contrapartida, dois textos assinados por Cesar Ribeiro e pela museóloga da FMIS RJ, Natasha Ferrão, serão incluídos na exposição, ao lado das imagens cedidas, com os devidos créditos.

Mais do que uma troca de acervo, a cooperação estabelece um canal contínuo de intercâmbio entre os museus, permitindo o compartilhamento de experiências, metodologias e ações voltadas à educação, formação de público e valorização da cultura brasileira. A proposta também contempla a adoção de tecnologias e estratégias de divulgação que potencializam a presença das instituições nas plataformas digitais.

A FMIS RJ tem como missão preservar, pesquisar e difundir a memória audiovisual brasileira, com ênfase na música popular, rádio, cinema, televisão e outras manifestações da cultura nacional. Seu acervo reúne cerca de 1 milhão de itens, entre fotografias, filmes, gravações, objetos tridimensionais e documentos textuais, além de coleções históricas como as de Augusto Malta, Guilherme Santos, Ronaldo Câmara e da Rádio Nacional. O museu também produz, desde 1966, a série Depoimentos para a Posteridade, reunindo testemunhos de grandes nomes da cultura brasileira.

Já o MIS SP, fundado em 1970, é referência nacional em exposições imersivas e ações culturais de grande alcance. Com mais de 200 mil itens em seu acervo e uma expressiva atuação nas redes sociais, a instituição se destaca pela diversidade de sua programação e pelo impacto de suas mostras, como as dedicadas a Stanley Kubrick, David Bowie, Tim Burton, Ney Matogrosso e Castelo Rá-Tim-Bum.

A parceria entre FMIS RJ e MIS SP fortalece a missão das duas instituições de preservar e difundir o patrimônio cultural do país, promovendo o diálogo entre acervos, profissionais e públicos diversos, no presente e para o futuro. No ano em que completa 60 anos, a FMIS RJ convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 11/07/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Alguém me Avisou

Dona Ivone Lara

top2
2. Cachorro Vira-lata

Carmem Miranda

top3
3. Com que roupa eu vou

Noel Rosa

top4
4. Gracioso

Garoto

top5
5. A Mar Serenou

Clara Nunes

Oferecimento