Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro projeta o futuro da cultura em encontro no MIS Copacabana

  • 11/07/2025

Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro projeta o futuro da cultura em encontro no MIS Copacabana

Em um ano especial, em que a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro celebra seis décadas de contribuição à cultura brasileira, o MIS Copacabana recebeu ontem, dia 10 de julho, a 3ª edição da Reunião de Gestão 2025 da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC RJ) e suas vinculadas. O encontro teve um tom descontraído e foi marcado por apresentações institucionais e reflexões sobre os desafios e avanços da gestão cultural no estado.

“Desde 2021, nós estamos aqui a convite da nossa secretária Danielle Barros e do governador Cláudio Castro, justamente para preservar a memória, uma memória que começou lá em 1965. Não podemos esquecer do protagonismo de onde tudo começou. A FMIS RJ e o MIS Copacabana trabalharão juntos para continuarmos a levar a história da nossa cultura para o Brasil e o mundo”, destacou o presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro. Em sua fala, ele emocionou os presentes ao relembrar a trajetória da instituição, apresentou o vídeo institucional da Fundação, que narra a história do museu desde sua criação, em 3 de setembro de 1965. Também compartilhou as próximas ações previstas até a inauguração da nova sede, incluindo o Plano de Inserção Gradual do MIS Copacabana nas redes sociais, que visa preservar a identidade histórica da FMIS RJ e promover uma comunicação digital integrada.

O presidente esteve acompanhado por servidores da Fundação que vêm atuando diretamente nos preparativos para a nova fase do museu: Carlos Vianna (Diretor Administrativo Financeiro), Úrsula Resende (Diretora Técnica Operacional), Marina Araújo (Chefe de Gabinete), Márcia Benazzi (Gerente de Produção), Marcelo Egypto (Assessor de Comunicação), Elson Ribeiro (Mídias Sociais), Karoline Freitas (Repórter Fotográfica), André Luis (Tecnologia da Informação), Eliane Vilela (Textual/Tridimensional) e Maria Francisco (Conservação).

A abertura da reunião, feita pela Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros, ressaltou a importância do encontro e do local onde foi realizado: “É muito importante estarmos aqui hoje, em um museu que está na sua fase de finalização de obra, para nós termos noção do trabalho e o desafio que é entregar o MIS Copacabana. É super importante o trabalho de todos, essa reunião aqui é sempre muito importante. A entrega dessa obra vem coroar muito do trabalho que a gente vem realizando ao longo desses quase seis anos à frente da Secretaria de Cultura”.

Na sequência, a Subsecretária da SECEC RJ, Patrícia Damasceno, apresentou o papel da Subsecretaria Adjunta de Projetos Especiais (SUBAPE) e destacou pontos estratégicos relacionados a projetos especiais, emendas parlamentares e à implantação do novo museu.

A Gerente de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho, Larissa Graça, também participou do encontro, apresentando o projeto expositivo do MIS Copacabana em detalhes, com foco na exposição principal, nas áreas complementares, no cronograma de entrega e nos aspectos orçamentários.

A reunião marcou mais um passo no alinhamento das estratégias para a cultura no estado do Rio de Janeiro e reforçou o compromisso coletivo com a entrega do novo equipamento cultural em Copacabana, símbolo da memória audiovisual brasileira.

No ano em que completa 60 anos, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 11/07/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Cercar Paca

Clementina de Jesus

top2
2. Lua Branca

Paulo Tapajós

top3
3. Derradeira Primavera

Elizeth Cardoso e Zimbo Trio

top4
4. Tahi

Carmen Miranda

top5
5. Marreco quer água

Pixinguinha

Oferecimento