Homenagem, emoção e memória: vídeos celebram a teledramaturgia brasileira e a força do legado de Janete Clair

  • 17/07/2025

Homenagem, emoção e memória: vídeos celebram a teledramaturgia brasileira e a força do legado de Janete Clair

Em celebração aos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a equipe de Comunicação da F.MIS produziu dois projetos especiais que reafirmam o papel da instituição na valorização da cultura brasileira. Os conteúdos audiovisuais que serão lançados nas redes do museu destacam a potência da teledramaturgia nacional por meio de homenagens à escritora Janete Clair, com a participação do dramaturgo Marcos Velasch, do curador Alfredo Dias Gomes e do especialista em teledramaturgia, Mauro Alencar.

“Projetos como esses refletem o nosso compromisso com a memória e a criatividade brasileira. Eles não apenas resgatam o legado de Janete Clair, como também fortalecem o papel do museu como espaço vivo de encontros e homenagens. A dedicação da equipe de comunicação da F.MIS é essencial para que histórias como essas ganhem vida e alcance”, destacou Cesar Miranda Ribeiro, presidente da Fundação.

A primeira produção surgiu a partir de um momento inusitado, durante uma visita à exposição “Janete Clair 100 anos – A Usineira de Sonhos”, o artista Marcos Velasch utilizou a máquina de escrever da mostra para criar o roteiro “A volta de Janete”. No texto, a própria Janete retorna para visitar a exposição e encontra com a autora Glória Perez e um funcionário do museu, criando uma narrativa sensível e emocionante. O conteúdo mobilizou a equipe de comunicação da Fundação, que convidou o artista para dramatizar a cena. O vídeo ganhou ainda mais força com a participação especial de Alfredo Dias Gomes, filho de Janete e curador da exposição, que se emocionou ao conhecer o roteiro e fez questão de vir ao museu para encontrar o autor da homenagem.

Além da dramatização, foi produzida uma entrevista com Marcos Velasch, em que o dramaturgo, ator e diretor compartilha suas reflexões sobre Janete Clair e sua contribuição para a teledramaturgia brasileira.

Outro vídeo especial que será publicado nas redes F.MIS traz uma entrevista exclusiva com Mauro Alencar, um dos principais estudiosos da teledramaturgia no país. Convidado pela equipe de comunicação do museu, Mauro veio de São Paulo para uma imersão no universo de Janete Clair, contribuindo com sua visão para um dos painéis da exposição. No vídeo, ele conta sua trajetória como pesquisador e analisa o impacto do trabalho de Janete para a cultura popular brasileira.

Esses conteúdos, produzidos pela equipe de Comunicação da F.MIS, formada por Márcia Benazzi (Gerente de Produção), Marcelo Egypto (Assessor de Comunicação e Redator) e Elson Ribeiro (responsável pelas mídias sociais), reforçam o papel do museu como um espaço de celebração, pesquisa e memória da cultura brasileira. A força da homenagem a Janete Clair ecoa a missão da Fundação, preservar o passado, valorizar o presente e inspirar o futuro. No ano em que completa 60 anos, a F.MIS convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 17/07/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Negro mar

Dori Caymmi

top2
2. Lenda

Dori Caymmi

top3
3. Evangelho

Dori Caymmi

top4
4. Desafio

Dori Caymmi

top5
5. De onde vens

Dori Caymmi

Oferecimento