F.MIS leva projeto sobre preservação da história oral a Campos dos Goytacazes e fortalece parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense
- 22/07/2025

No marco das comemorações pelos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, o presidente Cesar Miranda Ribeiro esteve, nesta terça-feira, 22/7, em Campos dos Goytacazes, para dar continuidade ao Projeto MIS RJ – Experiências das Cidades do RJ na Preservação da História Oral Local. A iniciativa busca apoiar os municípios fluminenses na implantação de ações voltadas à memória oral, a partir da expertise acumulada pelo museu desde a criação do projeto Depoimentos para a Posteridade, em 1966.
“A ideia é compartilhar a experiência de quase seis décadas da F.MIS na coleta, preservação e difusão de depoimentos com os municípios do estado. Ao apoiar a estruturação de projetos locais, estamos não apenas valorizando a memória oral de cada cidade, mas também fortalecendo os vínculos entre as comunidades e sua própria história. Acreditamos que preservar essas narrativas é essencial para entender quem somos como povo fluminense”, afirmou o presidente.
Em Campos, Cesar foi recebido na Casa de Cultura Villa Maria, vinculada à Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), pelo professor Giovane do Nascimento e pelo seu assessor, Gustavo Rangel. Durante a visita, conheceu exposições, itens a serem catalogados e parte do acervo da instituição, que inclui discos de acetato e outros registros relevantes para a história local. O presidente também se reuniu com a reitora da universidade, Rosana Rodrigues. A comitiva também esteve no campus da UENF, onde visitou as instalações e o teatro do campus. Acompanhando o presidente na agenda institucional, sua chefe de gabinete, Marina Araújo.
O encontro foi mais um passo no processo de articulação iniciado em abril deste ano, quando o professor Giovane esteve na sede da F.MIS, na Lapa. Na ocasião, foi discutida a possibilidade de um acordo de cooperação entre a fundação, a universidade e o centro cultural Villa Maria, com foco no intercâmbio de conhecimento sobre memória oral.
Além da implementação de projetos locais, estão previstas outras atividades conjuntas entre as instituições, como seminários e ações de troca de saberes entre profissionais das áreas de museologia e história, fortalecendo o diálogo técnico e acadêmico em torno da preservação da memória.
O Projeto MIS RJ – Experiências das Cidades do RJ na Preservação da História Oral Local convida as prefeituras dos 92 municípios fluminenses a participarem da iniciativa, com oferta de apoio técnico, formação para servidores municipais, palestras e consultoria especializada. Para mais informações, as secretarias interessadas devem entrar em contato pelo e-mail: 60anos@mis.rj.gov.br.
No ano em que completa 60 anos, a F.MIS convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.
Publicado em 22/07/2025 por Marcelo Egypto