A F.MIS e SECEC na FLIP 2025: tema do podcast da Rádio MIS RJ

  • 30/07/2025

A F.MIS e SECEC na FLIP 2025: tema do podcast da Rádio MIS RJ

No ano em que celebra seis décadas de história e dedicação à preservação da memória audiovisual brasileira, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro gravou hoje, 30/7, um podcast especial no estúdio “Chacrinha” de Podcast/Videocast da Rádio MIS RJ, na sede da Lapa. O tema da vez foi a FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que chega à sua 23ª edição entre os dias 30 de julho e 3 de agosto.

A FLIP é uma grande vitrine para mostrar ao Brasil e ao mundo como a cultura fluminense é viva, diversa e pulsante. A presença da F.MIS em Paraty reforça o nosso compromisso com a valorização dos saberes e da produção cultural do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente Cesar Miranda Ribeiro, um dos participantes do episódio ao lado de Márcia Benazzi, gerente de produção da F.MIS, da museóloga da F.MIS, Natasha Ferrão, e de Gabriel Salabert, superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC RJ), que participou diretamente de Paraty.

O episódio abordou a participação da Fundação na FLIP, com destaque para as ações que serão realizadas no estande da SECEC, tendo como protagonismo os fazedores de cultura do estado, e o projeto “Experiências das cidades do Rio de Janeiro na preservação da história oral local”, idealizado pela atual gestão do museu. Também foram discutidas iniciativas recentes de fomento ao setor literário e o sucesso das exposições atualmente em cartaz na sede da F.MIS, na Lapa: Janete Clair 100 anos – A Usineira de Sonhos e Chatô e os Diários Associados – 100 anos de paixão. O podcast será exibido na Rádio MIS RJ neste sábado, dia 2, e domingo, dia 3, em três horários, às 11h, 17h e 23h.

Durante a conversa, o presidente também fez questão de lembrar o aniversário de nascimento do poeta Mário Quintana, celebrado exatamente no dia de hoje, 30/7. Considerado o “poeta das coisas simples”, Quintana foi lembrado por sua sensibilidade, domínio técnico e contribuição à literatura brasileira. Em sua homenagem, o presidente citou um de seus versos mais emblemáticos: “Esse estranho que mora no espelho olha-me de um jeito de quem procura adivinhar quem sou.” A citação foi usada como reflexão sobre como a poesia tem o poder de nos confrontar com nossas identidades, emoções e memórias, especialmente em um espaço de valorização cultural como a FLIP.

A presença da Fundação na FLIP representa um passo importante no fortalecimento da articulação entre memória, literatura e políticas públicas culturais. Ao integrar um dos maiores festivais literários do país, a F.MIS amplia sua presença no cenário nacional e reforça seu papel como agente ativo na formação de público, incentivo à leitura e democratização do acesso ao seu acervo, com cerca de um milhão de itens. A iniciativa também valoriza a troca entre diferentes linguagens artísticas e evidencia o compromisso da instituição em dialogar com as diversas expressões culturais do estado.

No ano em que completa 60 anos, a F.MIS convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 30/07/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Negro mar

Dori Caymmi

top2
2. Lenda

Dori Caymmi

top3
3. Evangelho

Dori Caymmi

top4
4. Desafio

Dori Caymmi

top5
5. De onde vens

Dori Caymmi

Oferecimento