Presidente da F.MIS é entrevistado pelo programa Identidade Brasil, do Canal Futura

  • 03/08/2025

Presidente da F.MIS é entrevistado pelo programa Identidade Brasil, do Canal Futura

A celebração pelos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que acontece no dia 3 de setembro, tem rendido visibilidade e reconhecimento à instituição. Um dos marcos dessa trajetória foi a participação do presidente da F.MIS, Cesar Miranda Ribeiro, no programa Identidade Brasil, do Canal Futura. A entrevista foi gravada no dia 24 de junho, na Academia Brasileira de Letras, e irá ao ar neste domingo, 3 de agosto, às 21h30, com reprises na quarta-feira, 6/8, às 3h30, e na sexta, 8/8, à 0h15. Também estará disponível no Globoplay.

É uma honra participar de um programa como o Identidade Brasil, que valoriza a cultura, a educação e a memória do país. Essa visibilidade é muito importante para a F.MIS, especialmente neste ano em que celebramos seis décadas de história”, afirmou Cesar.

Durante a conversa com o apresentador Isio Ghelman, Cesar destacou os principais projetos em andamento na Fundação, como a catalogação de acervos doados, as novas exposições em cartaz na sede da Lapa e a inauguração da Fototeca Estadual do Rio de Janeiro. Com quase um milhão de itens distribuídos em 44 coleções, o museu é referência nacional na preservação da memória audiovisual.

Entre os destaques da entrevista, estão as mostras “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”, que reúne manuscritos, troféus, fotos e depoimentos sobre a consagrada autora de novelas, e “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão”, que revisita a trajetória de Assis Chateaubriand com recursos tecnológicos e inteligência artificial.

Outro tema abordado foi a inauguração da primeira Fototeca Estadual do Rio de Janeiro, em fevereiro deste ano. O espaço, que leva o nome do fotógrafo Januário Garcia, tem capacidade para armazenar mais de quatro milhões de imagens e se integra ao trabalho de digitalização e conservação do acervo da F.MIS, fortalecendo a missão institucional de difundir a memória audiovisual fluminense.

Cesar também falou sobre a expectativa em torno da nova sede do museu, o MIS Copacabana, atualmente em construção. Com previsão de conclusão entre o fim de 2025 e o início de 2026, o espaço promete ser um centro cultural moderno, interativo e acessível, dedicado à celebração da cultura brasileira.

O programa Identidade Brasil tem direção de Maria Eugenia Stein, ex-diretora da própria Fundação, e direção geral de Arnaldo Niskier.

No ano em que completa 60 anos, a F.MIS convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 03/08/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Negro mar

Dori Caymmi

top2
2. Lenda

Dori Caymmi

top3
3. Evangelho

Dori Caymmi

top4
4. Desafio

Dori Caymmi

top5
5. De onde vens

Dori Caymmi

Oferecimento