F.MIS leva cultura e memória à FLIP 2025 e anuncia novo projeto para o segundo semestre

  • 04/08/2025

F.MIS leva cultura e memória à FLIP 2025 e anuncia novo projeto para o segundo semestre

Em celebração aos seus 60 anos de história, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro marcou presença na Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), nos dias 1º e 2 de agosto. A viagem integrou uma agenda de encontros culturais, trocas institucionais e apresentações do trabalho desenvolvido pelo museu.

“A presença da F.MIS na FLIP reafirma o nosso compromisso com a cultura e com a memória, sempre em diálogo com outras instituições e territórios. Foi uma viagem muito importante para fortalecer parcerias e também para compartilhar a potência do nosso acervo. E aproveitamos a ocasião para anunciar o projeto ‘Sarau dos Saraus’, que será realizado ainda neste segundo semestre e tem tudo para se tornar um ponto de encontro da poesia contemporânea no Rio”, afirma o presidente da F.MIS, Cesar Miranda Ribeiro.

Na sexta-feira, a equipe da F.MIS, composta pelo presidente Cesar, pela chefe de gabinete Marina Araujo, pela museóloga Natasha Ferrão, pela repórter fotográfica Karoline Freitas e pelo integrante da manutenção Lucas Luciano, visitou a Casa da Leitura e do Conhecimento, onde foi recebida por Gabriel Salabert, superintendente de Leitura e Conhecimento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC). No mesmo dia, também conheceram a Casa da Música de Paraty. O grupo foi recebido pelo diretor Raphael Moreira, que guiou a visita pelas exposições e instalações do espaço. Ao final, Cesar foi presenteado com o catálogo das exposições da casa.

No sábado, a programação continuou com a entrega do Plano Museológico 2023–2028 da F.MIS para Emanuel Gama, produtor executivo e curador da Casa da Cultura de Paraty. Ainda no sábado, a museóloga Natasha Ferrão apresentou “Histórias e Memórias da leitura na coleção da F.MIS”, realizada na Casa da Leitura e do Conhecimento, abordando a relação entre leitura e imagem no acervo do museu, com destaque para as coleções e as narrativas que emergem de fotografias históricas.

Um dos anúncios feitos pelo presidente Cesar durante a viagem foi o do projeto “Sarau dos Saraus”, que estreará ainda em 2025. Idealizado por Gustavo Medeiros e com organização dividida com o artista Wes Pharés e o poeta e publicitário Álvaro Nassaralla, o projeto tem como proposta homenagear coletivos poéticos do Rio de Janeiro. O projeto também está ligado ao desenvolvimento de um site que irá mapear e registrar os saraus realizados em todo o estado.

No ano em que completa 60 anos, a F.MIS convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.

Publicado em 04/08/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Negro mar

Dori Caymmi

top2
2. Lenda

Dori Caymmi

top3
3. Evangelho

Dori Caymmi

top4
4. Desafio

Dori Caymmi

top5
5. De onde vens

Dori Caymmi

Oferecimento