F.MIS oficializa doação de acervo da Coleção Sindicato dos Músicos
- 04/08/2025

A Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro oficializou nesta segunda-feira (4/8) a doação de um importante acervo documental feita pelo Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro. A assinatura do termo de doação reforça, no ano em que o museu celebra seis décadas de existência, o compromisso da instituição com a preservação da memória da música brasileira.
“A doação do Sindicato acrescenta o vasto acervo desses artistas já presentes na F.MIS. É muito importante receber esse material. Ele vem para complementar as informações que a fundação tem de grandes nomes da música popular brasileira, e disponibilizar esse rico acervo para a sociedade, para que as pessoas venham aqui na F.MIS se abastecer com essas novas informações”, afirma o presidente do museu, Cesar Miranda Ribeiro.
A doação, realizada em abril de 2024, inclui documentos pessoais de artistas como Elizeth Cardoso e Dalva de Oliveira, entre eles fotos 3x4, certidões de óbito, álbuns com recortes de reportagens e carteiras de identificação profissional. O material passou por avaliação técnica no museu e já integra o acervo da instituição.
Luciana Requião, diretora do trabalho do Sindicato, esteve novamente no museu nesta segunda-feira para assinar o termo de doação. Ela foi responsável por organizar o acervo desde 2018 e ressaltou a importância histórica dos documentos, coletados pela entidade desde 1907. Para ela, a entrega à F.MIS garante a preservação adequada desse material e representa uma forma democrática de disponibilizar a trajetória dos artistas filiados ao sindicato para a sociedade.
No ano em que completa 60 anos, a F.MIS convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.
Publicado em 04/08/2025 por Marcelo Egypto