F.MIS recebe visita da Secretaria da Mulher em nova ação com o Passaporte Cultural
- 05/08/2025

Em meio às celebrações pelos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, o museu recebeu, ontem, 4/8, mais uma visita especial em parceria com o programa estadual Passaporte Cultural. Desta vez, participaram 14 pessoas da Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher, órgão da Prefeitura do Rio responsável por promover a equidade de gênero e garantir os direitos das mulheres na cidade.
“Visitas como essa reforçam o compromisso do museu com a inclusão, a diversidade e o fortalecimento das políticas públicas. Receber um grupo da Secretaria da Mulher em um espaço que celebra a memória e a cultura brasileiras nos lembra da importância de ocuparmos os equipamentos culturais com representatividade e escuta ativa. Isso é parte fundamental da missão da F.MIS, especialmente neste ano em que celebramos seis décadas de história”, afirmou o presidente da Fundação, Cesar Miranda Ribeiro.
A visita mediada passou pelas exposições em cartaz na sede Lapa, “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos” e “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão”. A condução foi feita por Natasha Ferrão, museóloga responsável pelo setor educativo da F.MIS, que guiou o grupo pelos destaques das mostras e promoveu uma troca enriquecedora sobre a trajetória de figuras centrais da comunicação e da dramaturgia no Brasil.
Criada em 2013, desconstruída em 2017 e refundada em 2021, a Secretaria Especial de Políticas e Promoção da Mulher atua com foco nos eixos temáticos de autonomia econômica, saúde integral, educação para equidade, direito à cidade e enfrentamento às violências, entre outros. Sua missão é promover as mulheres cariocas em toda a sua diversidade, com uma visão de tornar o Rio uma cidade referência na equidade de gênero.
No ano em que completa 60 anos, a F.MIS convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.
Publicado em 05/08/2025 por Marcelo Egypto