F.MIS recebe novos grupos em ações com o Passaporte Cultural e visita do Colégio Pedro II

  • 14/08/2025

F.MIS recebe novos grupos em ações com o Passaporte Cultural e visita do Colégio Pedro II

No ano em que celebra seus 60 anos de dedicação à preservação da memória e à difusão da cultura brasileira, a Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro recebeu, nesta semana, três grupos em visitas guiadas que reforçam seu compromisso com a inclusão, a formação de público e a promoção do conhecimento.

“O museu se fortalece quando democratizamos seu acesso e promovemos o encontro com diferentes públicos. Essas experiências ampliam a troca de saberes e aproximam novas gerações da importância de preservar a memória cultural brasileira. Ainda mais neste ano em que a F.MIS completa seis décadas, essas visitas reafirmam nossa missão de ser um espaço vivo, educativo e aberto à sociedade”, destacou o presidente da Fundação, Cesar Miranda Ribeiro.

Na segunda-feira, 11/8, em parceria com o programa estadual Passaporte Cultural, o museu recebeu dois grupos, a Associação de Moradores e Amigos de Sossego e Sonho, de São Francisco de Itabapoana, e o Colégio Estadual João de Abreu Júnior, de Cantagalo. Cada grupo contou com 14 visitantes, que percorreram as exposições “Chatô e os Diários Associados – 100 Anos de Paixão” e “Janete Clair 100 Anos – A Usineira de Sonhos”. A visita foi conduzida por Natasha Ferrão, museóloga responsável pelo setor educativo da F.MIS.

Já na quarta-feira, 13 de agosto, foi a vez dos alunos do Colégio Pedro II, da disciplina “Laboratório de Prática em Ensino de História I”, voltada para estudantes do primeiro período do curso de Licenciatura em História. O grupo conheceu as duas exposições em cartaz, a Fototeca Estadual do Rio de Janeiro e as salas dedicadas a José Wilker e João Araújo, que abrigam importantes coleções da instituição. A atividade foi acompanhada por Natasha Ferrão e por Eduarda Povôa, servidora dos setores de Divisão de Cinema e Biblioteca do museu, proporcionando aos estudantes uma experiência prática sobre preservação da memória, curadoria e difusão cultural.

Com essas ações, a F.MIS reafirma seu papel como referência na valorização da cultura brasileira e na formação de novos públicos. No ano em que completa 60 anos, o museu convida todos a celebrarem aqueles que fizeram e fazem da cultura nacional um patrimônio inesquecível.

Publicado em 14/08/2025 por Marcelo Egypto


#Compartilhe

Aplicativos


No Ar

Top 5

top1
1. Negro mar

Dori Caymmi

top2
2. Lenda

Dori Caymmi

top3
3. Evangelho

Dori Caymmi

top4
4. Desafio

Dori Caymmi

top5
5. De onde vens

Dori Caymmi

Oferecimento