F.MIS e SECEC RJ seguem presentes na Rio Innovation Week, conectando cultura e tecnologia
- 18/08/2025

Na última sexta-feira, 15/8, em meio às comemorações pelos 60 anos da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, a instituição marcou presença em mais um dia da Rio Innovation Week 2025. O presidente Cesar Miranda Ribeiro acompanhou o painel “Inovação e Economia Criativa na Política Cultural Brasileira — um diálogo essencial para o futuro da cultura no país.”
“Esse é um movimento muito importante para a F.MIS, que é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Só temos a agradecer pela participação e pela oportunidade de anunciar, no dia 12/8, um feito histórico, o primeiro depoimento com uma Inteligência Artificial, que vai estar ao lado de grandes nomes da nossa cultura. É fundamental que o museu esteja sempre presente em eventos como este”, destacou Cesar.
O painel reuniu a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros; a Secretária Estadual de Cultura do Paraná, Luciana Casagrande; o Secretário Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer de Rondônia, Paulo Higo; e o fundador do Instituto dos Sonhos, Rafael Vieira. O diálogo abordou gestão cultural, fomento, sustentabilidade e inovação nas políticas públicas, com foco inclusivo e descentralizado, valorizando as potencialidades de todas as regiões do Brasil.
“Hoje, no último dia de Rio Innovation Week, é muito importante destacar a presença da SECEC RJ e da F.MIS neste grande evento de tecnologia. Mostramos aqui o potencial da cultura aliado à inovação e assumimos o compromisso de continuar avançando para oferecer à população do estado do Rio de Janeiro um trabalho cada vez mais robusto, conectado às tecnologias, à Inteligência Artificial e ao diálogo com tudo o que há de mais moderno”, afirmou Danielle Barros.
A participação da F.MIS em eventos de inovação como a Rio Innovation Week reforça o compromisso do museu com a atualização tecnológica e com o diálogo permanente entre cultura e futuro. Estar próximo de iniciativas que conectam diferentes áreas do conhecimento fortalece o papel da instituição como referência nacional na preservação da memória cultural e na promoção de novas experiências para o público.
No ano em que completa 60 anos, a F.MIS convida o público a celebrar aqueles que fizeram e fazem da cultura brasileira um patrimônio inesquecível.
Publicado em 18/08/2025 por Marcelo Egypto